PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO SOBRE PROBLEM BASED LEARNING

  • Renato José Fernando
  • Juliana Marcondes Bussolotti
  • Mariana Aranha de Souza
Palavras-chave: Metodologias Ativas de Aprendizagem, Problem Based Learning, Interdisciplinaridade, Formação docente

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as percepções de professores e alunos do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico sobre Problem Based Learning (PBL). De abordagem qualitativa, procurou responder: Se a metodologia ativa PBL aplicada em sala de aula comparada com o método tradicional de ensino tem sido um diferencial para os alunos enfrentarem um mercado competitivo? Como população, este estudo se deteve em turmas de Ensino Médio Integrado, sendo uma turma mista do 1º ano, com alunos dos cursos de Administração, Informática e Mecatrônica e uma turma para cada um desses cursos, sendo elas do 3º ano, totalizando quatro turmas. Participaram três docentes e 103 alunos. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: a) entrevista semiestruturada com docentes e b) questionário com questões fechadas e abertas para os alunos. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a importância da PBL na formação dos estudantes e na preparação para o mercado.

Publicado
2019-03-08
Como Citar
Fernando, R. J., Bussolotti, J. M., & de Souza, M. A. (2019). PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO SOBRE PROBLEM BASED LEARNING. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 20(2), 100 - 115. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i2.158