CENAS DA EDUCAÇÃO

DA EXCLUSÃO AO RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA

Palavras-chave: Educação Especial, Inclusão, Professores

Resumo

Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre a garantia do direito de todos à educação, com referência ao público-alvo da Educação Especial. A abordagem metodológica consiste numa revisão bibliográfica, na qual foram utilizados estudos presentes na Base de Dados de Teses e Dissertações, assim como publicações em livros e artigos científicos. Inicialmente, o leitor é introduzido à trajectória da pessoa com deficiência na sociedade. Os conceitos de exclusão e inclusão são discutidos com base na investigação de Skliar (2003) e Jodelet (2014), bem como os princípios da filosofia da diferença, que tem como um dos seus precursores, Gilles Deleuze. Finalmente, destacamos as necessidades de formação dos professores para trabalhar numa escola inclusiva, e salientamos a relevância da formação crítica e reflexiva. O Desenho Universal para a Aprendizagem é apresentado como uma abordagem curricular que pode ajudar os professores a planear as suas aulas.

Publicado
2021-11-09
Como Citar
Frederico, I. S., & Zara , T. de O. (2021). CENAS DA EDUCAÇÃO. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 7(1), 37 - 46. Recuperado de https://periodicos.unis.edu.br/index.php/acinnet/article/view/620
Seção
Artigos