Editor

Prof. Dr. Sávio Tadeu Almeida Júnior - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Vale do Rio Verde - UninCor (2010), Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde - UninCor (2013), Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2012), Mestre em Zootecnia com área de concentração em Nutrição e Produção de Não Ruminantes pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2018), Doutorando em Ciências Veterinárias com área de concentração em Clínica, Cirurgia e Patologia Veterinária pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é docente das disciplinas de Clínica Médica de Cães e Gatos, Forragicultura e Nutrição de Ruminantes, Nutrição de Monogástricos e Propedêutica Médico Veterinária e Coordenador do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Co-editora

Prof. Dra. Polyana Placedino Andrade - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Lavras (2008). Mestre em Agronomia/Fitotecnia trabalhando com calagem em cana-de-açúcar (2010) e Doutora no setor de Agronomia/Fitotecnia na Universidade Federal de Lavras (2013), trabalhando com Marcadores Moleculares na cultura da cana-de-açúcar. Pós-doutora em Agronomia/ Fitotecnia na Universidade Federal de Lavras, trabalhando com análises eletroforéticas de isoenzimas e quantificação da atividade enzimática em espectrômetro Elisa,em sementes e grãos de café (2014). Atuou como Professora Substituta em Agronomia/Fitotecnia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Câmpus Machado (Julho de 2014 a Dezembro de 2015) e Prof. Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Câmpus Muzambinho (Janeiro a Julho de 2016). Atuou também como Professora no CESEP (2015 a 2016) em Machado- MG. Atualmente Professora no Unis/MG em Varginha-MG, no curso de Agronomia e Medicina Veterinária.

Corpo Editorial

Prof. Dr. Fábio Raphael Pascoti Bruhn - Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculado ao Departamento de Veterinária Preventiva da Faculdade de Veterinária. Professor orientador do programa de pós-graduação em veterinária e do programa de pós-graduação em microbiologia e parasitologia da UFPel. Graduado em medicina veterinária e doutor em ciências veterinárias, na área de Saúde Coletiva e Sanidade Animal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atua principalmente na área de epidemiologia aplicada a saúde pública, animal e ambiental.

Prof. Dra. Aline de Assis Lago - Instituto Federal de Educação, Cência e Tenologia Baiano - IFBAIANO

Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2008), Mestre em Produção e Nutrição de Não Ruminantes pelo programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFLA (2010) e Doutora em Produção e Nutrição de Não Ruminantes pelo programa de Pós-graduação em Zootecnia da UFLA com período de doutorado-sanduíche no centro de Biotecnologia da Universidad Nacional de Rosario (2014). Atualmente docente e Coordenadora de Pesquisa Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IFBaiano, no campus de Santa Inês - BA e graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Salvador (UNIFACS).

Prof. Dr. Carlos Alberto de Bastos Andrade - Universidade Estadual de Maringá- UEM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1986), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1989) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1997). Pós-doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2004) e Pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras-MG (2012). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária, no período de outubro de 2012 a dezembro de 2013. Professor Associado C do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá-PR (campus sede). Diretor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias - CCA/UEM (outubro/2020 a setembro/2024). Atua na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, Fisiologia Vegetal, Nutrição Mineral de plantas e Melhoramento vegetal, das culturas de feijão, girassol e arroz. Linhas de pesquisa: Adubação, nutrição e inoculação na cultura do feijão comum e caupi, avaliação de genótipos de feijão e girassol. Orienta alunos de iniciação científica e alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento da UEM e Programa de Pós-graduação Profissional em Agroecologia – PROFAGROEC-UEM.

Prof. Dr. Nelson Delú Filho - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1991), mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1994) e doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Foi professor visitante (40 hs semanais) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) de agosto de 2000 a agosto de 2002 e professor substituto (20hs semanais) na mesma instituição de fevereiro a novembro de 2005. Por cinco anos, de agosto de 2001 a dezembro de 2006, foi assessor de pesquisa da UninCor, instituição na qual atuou ainda como professor de graduação, dos cursos de biologia e agronomia, e de pós-gradução, no curso de mestrado em Biotecnologia. Ainda na UninCor foi Coordenador do curso de Agronomia e Presidente da CIPA por 2 mandantos consecutivos. Conseguiu, nesse período, implantar o sistema de gestão de pesquisa na instituição, tendo aprovado 15 bolsas de inciação científica na modalidade PIBIC junto a FAPEMIG, tendo sido também o Coordenador Instituicional do PIBIC. Posteriormente, atuou como professor, assessor educacional da Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Boa Esprança, tendo sido também diretor executivo da Fundação mantenedora de novembro de 2007 a fevereiro de 2008. É ainda consultor ad hoc do CNPq e FAPEMIG e dos periódicos Brazilin Journal of Plant Physiology, Revista Brasileira de Milho e Sorgo. Mais recentemente, a partir de abril de 2008, começou a desenvolver atividades profissionais ligadas ao setor público, tendo sido Chefe de Gabinete do Prefeito e Secretário Municipal de Agricultura em Nepomuceno. Atualmente é Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano no municipio de Luminarias-MG e foi professor do curso de Agronomia na Faculdade de Machado-MG, onde trabalhou até fevereiro/2011. Atualmente é professor dos cursos de Agronomia e Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) em Varginha-MG.

Prof. Dr. Roberto Luiz Queiroz - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Vale do Rio Verde (2010) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2000). Mestre em Sistema de Produção na Agropecuária (UNIFENAS) e Doutor em Agronomia (Horticultura) pela UNESP-Botucatu-SP. Atuou como coordenador de curso tecnologia em Gestão Ambiental (2007 até 2010) e Engenharia Agronômica (2011 até 2013) do Centro Universitário do Sul de Minas. Professor regime horista do Centro Universitário do Sul de Minas, nos cursos de engenharia agronômica, civil, produção, medicina veterinária e arquitetura. Tem experiência na agronomia especificamente em sistemas AGROECOLÓGICOS, atuando principalmente nos seguintes temas: Consórcios de plantas medicinais e hortaliças; Homeopatia e Horticultura; SAF´s (Sistemas Agroflorestais). Representante da Instituição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - MG, atuando como conselheiro e coordenador adjunto na câmara da Agronomia. Produtor rural agroecológico no JARDIM AGROECOLÓGICO, onde proporciona segurança alimentar a 45 famílias e no mesmo local exerce de forma voluntária e autônoma a extensão rural, intermediada por diálogos, práticas, vivências e discussões agroecológicas, de forma a fomentar a soberania alimentar da comunidade circundante.

Prof. Me. Gustavo Rennó Reis Almeida - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade José do Rosário Vellano (2003), Mestrado em Agronomia - Fitotecnia (2007) e Pós graduação em Administração Rural (2009) ambas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é professor das disciplinas de Solos e Cafeicultura do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS. Consultor em Cafeicultura (2005) e Perito judicial da 3ª Vara Cível da Fórum de Varginha (2007). Produtor rural - Cafeicultor (1999).

Prof. Dra. Giselle Prado Brigante - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado - ESACMA (1985), Mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras- ESAL (1989), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (1992) e Doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (2013). Diretora da Escola Superior de Agricultura e Ciência de Machado de 1994 a 2001.Conselheira da Fundação Educacional de Machado de 2002 a 2004. Diretora Geral do CESEP de 2002 a 2004. Coordenadora do Curso de Agronomia de 2005 a 2008. Conselheira da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-MG de 2001 a 2006 e de 2012 a 2017. Coordenadora da CEAG do CREA de 2013 a 2014. Coordenadora da Comissão de Ética Profissional do CREA MG em 2015. Engenheira Agrônoma da empresa Biosep Complexo dos Lagos, com campo de atuação em sistema de produção agrícola de oleaginosas, com ênfase em produção de girassol e tecnologia pós-colheita (farelo, óleo vegetal e biodiesel) de 2007-2013. Atualmente é docente do Centro Universitário do Sul de Minas-UNIS, docente da Fundação Educacional de Machado -FEM/CESEP- Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado. Coordenadora do Curso de Agronomia do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Tecnologia de Sementes. Docente nas áreas de formação profissional: grandes culturas; Sementes e mudas; Legislação Profissional, Deontologia e perfil profissional. Ministra as disciplinas de Produção e Tecnologia de Sementes; Trabalho de Conclusão de Curso.

Prof. Dra. Hortência Aparecida Botelho - Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2014) e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (2016) na área de Produção e Nutrição de Não-Ruminantes. Atualmente é aluna de Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Goiás.

Prof. Dr. Rodrigo Bernardes Nogueira - Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1994). Realizou dois anos de curso de Residência na área de Clínica Médica de Pequenos Animais (1997) e cursou Mestrado em Clínica Veterinária também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) Botucatu-SP. Desde 1997 é professor de Clínica Médica de Pequenos Animais lotado no Departamento de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Lavras (UFLA). É Doutorado pela Faculdade de Veterinária da Universidade de Murcia - Espanha (2007), com apoio do Programa AlBan - Europeaid. Foi membro do Colegiado do Curso de Medicina Veterinária-UFLA de Junho/2008 a fevereiro de 2012. Foi membro da Comissão Institucional de Bioética no uso de animais de experimentação da UFLA de janeiro/2009 a setembro de 2013. Coordenador da área de Clínica Médica de Animais de Companhia do Programa de Residência em Medicina Veterinária em Área Profissional da Saúde da UFLA desde 2017. Orientador do Núcleo de Estudos de Felinos Domésticos. Orientador no programa de mestrado e doutorado em Ciências Veterinárias da UFLA com pesquisas na área medicina veterinária interna de cães e gatos e em dinâmica vascular em modelos experimentais.

Prof. Dra. Luciane Tavares da Cunha - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Atualmente é Professora Titular A I no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) campus de Varginha-MG. Possui Pós-doutoramento em Bioquímica pelo Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (FZEA/USP-2014). Possui o título de Doutora em Ciências, no programa Zootecnia, área de concentração "Qualidade e Produtividade Animal" com ênfase em bioquímica de micro-organismos, pela FZEA/USP (2010); Formação Pedagógica em Biologia - equivalente a Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Claretiano (2006); Mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1997). Participou como professora orientadora de projetos de Iniciação científica, projetos de pesquisa e monografias do Núcleo de Pesquisa e Monografia da Faculdade de Direito de Varginha-MG. Possui experiência docente em Bioquímica, Citologia, Química Orgânica, Microbiologia. Áreas de pesquisa de interesse: Bioquímica, Microbiologia, Bioquímica de micro-organismos com ênfase em estresse oxidativo.

Prof. Dra. Elizangela Guedes - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) ambos com área de concentração em Medicina Veterinária Preventiva (Parasitologia/Epidemiologia). Concluiu seu pós-doutorado em 2013 na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite) em Juiz de Fora, Minas Gerais, no Laboratório de Bioinformática e Genômica Animal, trabalhando com seleção de bovinos resistentes a endo e ectoparasitas. Trabalhou como professora (graduação e pós-graduação) de Epidemiologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras, ministrando disciplinas para discentes dos cursos de Medicina Veterinária, Nutrição, Engenharia Ambiental, Zootecnia e Biologia. Fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais/MG. Atualmente, é Professora Pesquisadora no Curso de Pós-Graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-Estar Animal, da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e Professora Titular no curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS).Tem experiência em Medicina Veterinária Preventiva, principalmente na área de Parasitologia e Epidemiologia com ênfase em doenças parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, biologia e ecologia de carrapatos, doenças transmitidas por vetores, sáude pública, estudos de associação global do genoma para identificação de genes relacionados à resistência a carrapatos e a helmintos.

Prof. Ma. Lívia da Silva Ciacci - Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Bioengenharia da Universidade Federal de São João Del rei, especialista em análises clínicas pela Universidade Federal de Alfenas e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João Del rei. Tem experiência em educação empreendedora e Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicos, experimentação animal e neurofisiologia. Professora nos cursos de graduação da área da saúde e atua no Centro de empreendedorismo, pesquisa e inovação (CEPI) do Grupo Educacional Unis.