Histórico

Histórico da Revista / History

A Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão é um periódico da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - FEPESMIG - (instituição privada sem fins lucrativos, localizada em Varginha, Sul de Minas Gerais e que nasceu em 1965). Ela é mantenedora das seguintes instituições de ensino superior: Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), Faculdade Três Pontas (FATEPS), Faculdade Pouso Alegre (FPA), Faculdade Unis-São Lourenço e das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC).

Alinhada à missão da instituição que é "contribuir para o desenvolvimento das regiões em que atua", a revista sempre colaborou com as regiões de abrangência do Grupo Unis, privilegiando pesquisas envolvendo autores e investigações sobre temáticas regionais.

Em seu primeiro número, lançado em maio de 2000, a revista apresentou 9 (nove) artigos científicos das áreas de engenharia, tecnologia da informação, educação, arquitetura e filosofia, com uma tiragem de 1.000 (mil) exemplares. Assim, desde o início, ela cumpriu com seu objetivo de ser uma publicação multidisciplinar, mantendo periodicidade ininterrupta com a publicação impressa sob o ISSN 1517-848X.

Em 2003, a revista ganhou sua primeira página eletrônica (www.interacao.unis.edu.br), gerenciando não somente os envios de artigos para publicação, mas também as solicitações de assinatura dos exemplares impressos e a possibilidade de permuta com outras revistas. À época ela já disponibilizava seus números de forma online e trazia discussões importantes, sobretudo com artigos que abordavam a educação à distância, internacionalização, novas formas de comunicação e novas tecnologias da informação - temas bastante inovadores para o momento.

Entre 2008 e 2010 a FEPESMIG passa por um grande crescimento no número de alunos, ofertas de cursos de graduação e pós-graduação. Dessa maneira, a instituição passa a contar com todas as áreas do conhecimento em seu portfólio, o que fortaleceu o desenvolvimento de pesquisas e o interesse pela publicação.

O crescimento institucional favoreceu a concessão de bolsas de apoio à pesquisa por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) que concedeu à instituição 25 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para alunos de graduação e 20 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Junior (PIBIC-JR) para alunos de ensino fundamental ou médio da rede pública, além de auxiliar em vários eventos científicos promovidos pela FEPESMIG ao longo dos anos.

Neste período de crescimento institucional, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) inseriu a revista na lista dos Periódico CAPES.

Em 2014, a FEPESMIG começa a ofertar cursos de pós-graduação lato sensu para as Forças Armadas Brasileiras (Exército e Aeronáutica), bem como para o Corpo de Bombeiro do Distrito Federal e Polícia Militar. Tais iniciativas contribuíram para a realização de pesquisas nas áreas temáticas dos cursos tais como gerenciamento de projetos, gestão da qualidade, gestão e tecnologia da informação.

Paralelamente, houve a migração da página da revista para uma plataforma mais atualizada e amigável, de modo que em 2015 todo o acervo da revista foi digitalizado, permitindo o acesso livre de todos os números da revista (mesmo os já publicados somente na forma impressa). Posteriormente, a Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão passa a fazer parte do indexador LATINDEX.

Em 2017 passou a integrar os Periódicos de Minas (iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais), e em 2018 obteve o Digital Object Identifier – DOI, para ela e para seus artigos.

Em 2019, com aprovação pela CAPES, é iniciado o primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu da FEPESMIG, o Mestrado Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional. Para se integrar totalmente às solicitações das revistas qualificadas, a Interação migra para a plataforma OJS (Open Journal System), o que favoreceu a agilidade nas avaliações, postagens e edições da revista. Ainda neste contexto de mudança, a revista passa a contar com nova estrutura de seu corpo editorial, renovada com a inserção de novos pesquisadores e professores do mestrado, de outras instituições nacionais e internacionais.

Assim, após completar 20 anos de existência, é possível vislumbrar um futuro profícuo para a revista. Ao perseguir sua missão, por realizar a divulgação de pesquisas com o compromisso do desenvolvimento regional, favorecer a interdisciplinaridade e acompanhar o crescimento organizacional, a Interação trilhou um caminho certeiro e certamente é motivo de orgulho para seus idealizadores.

Atualmente, no novo Qualis, a revista Interação está avaliada como B3.