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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão deve ser feita em arquivo no formato .doc ou .docx

Diretrizes para Autores

Submissões Online
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Diretrizes para Autores
Cadastro no sistema:

Solicita-se que todas as informações dos autores no cadastro sejam fornecidas. Em especial pede-se atenção para a inclusão do URL, Endereço postal e Resumo da Biografia. No URL informar o link para o CV Lattes, GoogleMyCitations, ORCID ou ResearcherID. No Resumo da Biografia incluir um texto de aproximadamente 50 palavras informando: formação, titulação, afiliação e linha de pesquisa.

Padrão de formatação:

Os artigos devem ser submetidos já no formato final de publicação da revista, conforme o template (Clique aqui para baixar), em arquivo .doc ou .docx em português,  inglês ou espanhol. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês. Caso o artigo se trate de uma resubmissão ou artigo extendido anteriormente publicado em evento, deve-se ressaltar no início do artigo essa modalidade e as modificações devem ser destacadas no texto com realce na cor amarela.

Documentos suplementares:

Documentos suplementares podem ser necessários como, por exemplo, autorizações de uso de imagens/gráficos/tabelas/quadros de terceiros.

Comentários ao Editor:

Caso a submissão se trate de uma resubmissão é necessário incluir arquivo contendo o texto informando aos editores como as sugestões dos avaliadores foram incorporadas no texto. Caso a submissão se trate de artigo ampliado anteriormente publicado em evento científico também se faz necessário incluir dados do evento e um texto informando aos editores as modificações incorporadas ao texto.

Deveres a serem observados:

Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e fazendo-se uso de textos ou imagens de outros que estes sejam devidamente citados. A revista utiliza o sistema Plagius para verificação de similaridade dos manuscritos. O limite máximo aceitável de similaridade é de 20% para artigos submetidos às seções da revista Interação.

Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. O autor principal deve garantir:

- que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo.

- que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação.

- que entre os coautores, pelo menos um seja doutor.

Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores devem evitar o auto-plágio. Os autores também não devem submeter de forma concomitante o mesmo trabalho a mais de uma revista.

Sobre as fontes das informações no texto: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, visando o reconhecimento do trabalho de outros autores. As informações obtidas em conversas, correspondências ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.

Erros em trabalhos publicados: quando é descoberto um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado é obrigação informar e/ou cooperar com os editores para a correção do artigo.

Fontes de financiamento da pesquisa: é responsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.

Padrões bibliográficos: a lista de referências deve seguir as recomendações da ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências – Elaboração.As citações devem seguir as recomendações da ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.URLs e DOIs das referências devem ser informadas, quando possível.

Itens de verificação para submissão:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas da revista Interação serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em carta dirigida ao editor-chefe.

2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word já formatado no template (Clique aqui para baixar) da revista. Não enviar arquivos em pdf. Arquivos fora do formato serão rejeitados.

3. O tamanho máximo de arquivo aceito pelo sistema da Revista Interação é de 2MB. Os arquivos acima de 2MB deverão vir sem as figuras, que serão enviadas em arquivo separado. No texto deverá ter a indicação clara da localização das figuras.

4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.

5. O artigo inclui título em português e inglês, resumo e abstract (mínimo de 200 e máximo 250 palavras) e palavras-chave e keywords (três a cinco palavras).

6. O artigo deve possuir no mínimo 5000 palavras e, no máximo, 7000 palavras. No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.

7. Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utilizá-las em seu artigo. A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.

8. Todas figuras, tabelas e quadros têm fonte declarada.

9. Existindo fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas), estas foram informadas. Seguir recomendação das agências de fomento:

- CAPES;

- FAPESP;

- CNPq;

10. A lista de referências deve seguir a ABNT. URLs e DOIs das referências devem ser informadas, quando possível.

11. Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessárias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações. Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõem das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil, disponível em [http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf] ou similares em outros países. Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.

Declaração de Direito Autoral

Aceito que a revista Interação efetue, nos originais aprovados para publicação, revisão e alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
Concedo à revista Interação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Atribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Poderão encaminhar artigos científicos para publicação  profissionais liberais com formação superior, docentes pertencentes a instituições nacionais ou internacionais e pesquisadores cursando lato sensu e stricto sensu.

Entre os coautores, pelo menos um deverá ser doutor.

Os artigos publicados são de responsabilidade de seus autores. A publicação total ou parcial dos artigos desta revista serão permitidas desde que seja referenciado adequadamente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.