Chamada para dossiê: “Inovações: desafios para a gestão, a academia, o mercado e a sociedade”.

2022-07-03

“Inovações: desafios para a gestão, a academia, o mercado e a sociedade”

 

Hoje vivemos em um mundo com a rápida transformação das tecnologias digitais: a inteligência artificial, a impressão 3D, a Internet das Coisas (IoT), a realidade virtual e aumentada, os veículos autônomos, a nanotecnologia, a biotecnologia, a robótica, entre outros, que impactam diretamente as realidades sociais, a capacidade de produção, a velocidade das coisas e o alcance da comunicação, o que favorece a discussão crítica e construtiva em relação à inovação como uma pauta permanente da sociedade contemporânea.

Neste sentido, a Revista Interação da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG) convida a comunidade cientifica para submeter trabalhos de pesquisa teórica e teórica-empírica, a fim de compor o dossiê: “Inovações: desafios para a gestão, a academia, o mercado e a sociedade”. Tal dossiê objetiva debater e refletir como a inovação vem impactando a sociedade contemporânea em diferentes campos sociais, bem como discutir como a inovação está sendo usada ou poderá ser empregada na melhoria das condições e da qualidade de vida futura.

Toda a comunidade acadêmica brasileira e estrangeira está convidada a colaborar com submissão de trabalhos para proporcionar reflexões e diálogos transdisciplinares sobre este tema.

As contribuições poderão se enquadrar dentre as temáticas que envolvem a inovação:

 

- Papel dos stakeholders e as conexões nos ecossistemas de inovação: poder público, academia, iniciativa privada e sociedade.

 

- Desafios da inovação e novos modelos (mentais, científicos, tecnológicos) frente aos cenários brasileiro e mundial: a necessidade da manutenção da qualidade de vida e a urgência da conservação ambiental, necessários para cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

- Protagonismo da Sociedade 5.0 frente àinovações cientificas e tecnológicas: Caracterização e descrição dos novos modelos de negócios adaptados às necessidades da sociedade 5.0.

 

- Discussão sobre os desafios das verticais de negócios: varejo, peopletech, construtech, educação, manufatura 4.0, agrotech, energia, seguritytech, saúde, fintech, smart cities, entre outras.

 

- STEM: os desafios das quatro áreas do saber centrais para a inovação (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

 

- Forma pedagógica de ensinar e de aprender as questões do universo da inovação.

 

- Outros temas ligados à contribuição da inovação para o desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.

 

Editores responsáveis:

Patrícia Ortiz Monteiro – UNITAU

Gladis Camarini - UNIS

André Felipe Costa Santos -PUC-SP

Felipe da Silva Triani - UNESA

 

Prazo de envio dos artigos: 01/07/2022 a 30/08/2022.

 

Publicação virtual no site da revista Interação: 2º semestre de 2022.

 

Os artigos submetidos ao dossiê devem seguir as orientações da Revista Interação disponível nas Diretrizes para Autores no link - Submissões

 

Os autores precisam destacar na primeira página, além de indicar em mensagem ao editor no momento da submissão, que o artigo está sendo submetido para o dossiê “Inovações: um desafio para gestão, academia, mercado e sociedade”.