Chamada para dossiê: DESAFIOS IMPOSTOS PELA CRISE POLÍTICA-INSTITUCIONAL À DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, À GESTÃO SOCIAL E AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

2021-09-30

“DESAFIOS IMPOSTOS PELA CRISE POLÍTICA-INSTITUCIONAL À DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, À GESTÃO SOCIAL E AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

 

As crises políticas-institucionais são complexas e permeiam as sociedades democráticas atualmente, exigindo da comunidade científica investigações em profundidade para compreender esse fenômeno social nas dimensões afetas à gestão social e ao desenvolvimento sustentável. Consideramos que os regimes democráticos representativo, participativo e deliberativo estão atrelados aos tipos históricos de Estado e influenciam fortemente os paradigmas de gestão e de desenvolvimento no âmbito das relações entre Estado, Mercado e Sociedade. Nesse contexto, a questão que se coloca para apresentação de artigos científicos que resultaram de pesquisas teóricas e teórica-empíricas é: Quais são os desafios impostos pelo contexto de crise política-institucional à democracia participativa, à gestão social e ao desenvolvimento sustentável, e como essas abordagens propõem superar tais desafios?   Diante dessa problemática, a sociedade clama por se fazer ouvir e, mesmo que algumas vezes de forma desarticulada, mostra seus anseios que corroboram com um desenvolvimento sustentável pleno.

            Essa construção do desenvolvimento sustentável, buscada incessantemente há tempos, exige mais que uma abordagem puramente econômica ou o simples replicar de “modelos convencionados”. Sua edificação alicerça-se na necessidade de uma articulação interdisciplinar e crítica.

            Com esse embasamento a Revista Interação abre chamada para trabalhos de pesquisa teórica e teórica-empírica nessa temática a fim de compor o dossiê: “Desafios Impostos pela Crise Política-Institucional à Democracia Participativa, à Gestão Social e ao Desenvolvimento Sustentável”. Toda a comunidade acadêmica e científica brasileira e estrangeira é convidada a colaborar com submissão de trabalhos sobre este tema.

            Temáticas centrais do dossiê:

- Caracterização crítica da crise político-institucional no Brasil e na América Latina.

- Desafios da democracia participativa e deliberativa frente à crise política-institucional.

- Métodos participativos que sustentam e fortalecem a democracia participativa, a gestão social e o desenvolvimento sustentável.

- Protagonismo da Sociedade em ações coletivas frente às fakenews e os discursos de ódio.

- A relação cidadão–território como forma de interpretar e enfrentar os desafios da crise política-institucional impostos ao desenvolvimento sustentável.

- Como as abordagens da gestão social e do desenvolvimento sustentável respondem aos desafios da crise política-institucional da democracia.

- Crise ecológica e o desafio da gestão social de bens comuns na busca pelo desenvolvimento.

- A gestão social e democracia participativa no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Editores responsáveis:

Prof. Dr. José Roberto Pereira – UFLA.

Prof. Dr. Valderí de Castro Alcântara – UEMG.

Prof. Dr. Pedro dos Santos Portugal Júnior – UNIS-MG.

Prazo de envio dos artigos: 01/01/2022 a 30/04/2022.

Publicação: junho de 2022.

Os artigos submetidos ao dossiê devem seguir as orientações da Revista Interação disponível nas Diretrizes para Autores no link - Submissões

Os autores precisam destacar na primeira página que o artigo está sendo submetido para o dossiê “Desafios Impostos pela Crise Política à Democracia Participativa, à Gestão Social e ao Desenvolvimento Sustentável”.