EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO DIREITO DE TODOS

perspectivas bibliográficas

  • Geisa Aparecida Martins Bizarria
  • Virgínia Mara da Cunha
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro
Palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva, Deficiência, Diversidade, Mantoan

Resumo

O presente artigo objetiva refletir, a luz das proposições de Maria Teresa Eglér Mantoan, sobre questões relativas à inclusão escolar, especialmente de alunos com deficiência, em contexto escolar. Optou-se, para tanto, o estudo sobre a importância de se repensar o sistema educacional, tornando-o oportuno à aprendizagem de todos os alunos. Uma apreciação teórica, crítica e bibliográfica culminou na apresentação de considerações sobre a relevância de práticas de ensino inclusivas que favoreçam a interação social, respeitem as diferenças e valorizem as características humanas, também de alunos com deficiência, na vivência escolar. Concluindo-se que a escola inclusiva não é apenas um local que recebe a todos, mas um ambiente que favorece a convivência, o aprendizado, o desenvolvimento das potencialidades intelectuais, sociais e humanas de todos e cada um. Portanto, faz-se eminente a necessidade de revitalização da atual estrutura de ensino para torná-la acessível e qualificada para articular o processo de ensino aprendizagem de modo democrático, coerente e inclusivo, portanto repleto de significados para todos os alunos.

Publicado
2019-03-08
Como Citar
Bizarria, G. A. M., da Cunha, V. M., & Ribeiro, S. L. S. (2019). EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO DIREITO DE TODOS. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 20(2), 63 - 82. https://doi.org/10.33836/interacao.v20i2.156