A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL E SEUS EFEITOS PARA O SETOR DE SERVIÇOS DE REPARO E MANUTENÇÃO.

Palavras-chave: Crise Econômica, Serviços de Reparo e Manutenção, Análise de Regressão, Linhas de Tendência

Resumo

A economia brasileira passou por um período de crescimento entre os anos de 2004 e 2013, em que o governo federal adotou políticas públicas que permitiram a redução da pobreza e da miséria, o aumento do emprego formal e o aumento da renda e do crédito. O encadeamento desses indicadores modificou o modelo de vida dos brasileiros, elevando o seu padrão de consumo e favorecendo a aquisição de bens duráveis. Entretanto, a recessão econômica que atingiu o país entre os anos de 2015 e 2016 trouxe consequências evidentes para diversos setores do mercado brasileiro. O objetivo desse trabalho é analisar os efeitos da crise econômica no Brasil para o setor de serviços de reparo e manutenção. O método utilizado para análise de dados foi à regressão através da utilização de linhas de tendências gráficas lineares. Os resultados demonstraram que as consequências negativas da crise econômica sobre a taxa de desocupação e o rendimento do trabalhador culminaram com a redução do consumo de bens duráveis pelas famílias brasileiras. Esse fato favoreceu o fortalecimento do mercado de reparação e manutenção no país, sendo a tendência total obtida para o crescimento com incremento de aproximadamente 10,6% na receita operacional líquida do setor entre os anos de 2014 e 2017. Como conclusão, verifica-se que a análise associativa realizada permitiu a obtenção de resultados satisfatórios do comportamento do mercado em estudo, possibilitando a delimitação de tendências para setor conforme a situação econômica corrente.

Biografia do Autor

Rodrigo Miguel dos Santos, Universidade de Taubaté

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté, pós-graduado em nível Lato-Sensu em Engenharia de Desenvolvimento de Projetos Eletrônicos pela Faculdade Cidade Verde. Mecânico de sistemas aviônicos de aeronaves no B Mnt Sup Av Ex.

Edson Trajano Vieira, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Taubaté (1995), mestrado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté e Professor Adjunto do Centro Universitário Módulo. Coordenador do projeto de Pesquisa: Economia Criativa e desenvolvimento no município de Taubaté/SP. Editor de seção da Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Professor nos programas de Mestrados de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais que estuda os temas variação nos preços da cesta básica, emprego, renda e escolaridade. Tem experiência na área de Economia em Desenvolvimento Econômico Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e desenvolvimento econômico, economia solidária e economia criativa. Coordenador do Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação do Módulo 

Referências

BASTOS, E. K. X.; ARAUJO, B. C.. Variações na renda real não captadas pelo PIB: efeito termos de troca e efeito preços relativos entre comerciáveis e não comerciáveis: Brasil, 1991-2016. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2017.
INFOGRÁFICOS. PIB do Brasil: Histórico e evolução em gráficos. Brasil, 2019. Disponível em: https://infograficos.gazetadopovo.com.br/economia/pib-do-brasil/. Acesso: em 07 set 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Resultados dos Serviços de Manutenção e Reparação. Brasília, 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/2675. Acesso em: 13 set. 2019.
Publicado
2020-08-28
Como Citar
Miguel dos Santos, R., & Vieira, E. T. (2020). A CRISE ECONÔMICA NO BRASIL E SEUS EFEITOS PARA O SETOR DE SERVIÇOS DE REPARO E MANUTENÇÃO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(1), 146 - 161. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.384