Fundamentos para pensar a inovação sustentável

  • José Ernesto De Fáveri Universidade do Contestado (UnC)
Palavras-chave: Inovação, Consciência, Preservação, Produção Predadora, Sustentabilidade

Resumo

Este texto é uma proposta de reflexão aberta em torno dos fundamentos para compreender a inovação sustentável. Pretende ser uma reflexão no sentido de apontar que a sustentabilidade está vinculada diretamente a realidade objetiva em que o sujeito e a sociedade estão inseridos para produzir as coisas materiais para manter o ser humano vivo zelando pela preservação ambiental. Fora ou além dessa orientação de análise a sustentabilidade torna-se um discurso ideológico para ocultar a problemática da inovação ser um meio de predação do pensamento e das ações empreendidas pelo sistema de produção material predador do meio ambiente e da qualidade de vida individual e coletiva. O objetivo consiste em despertar o debate sobre a origem e o significado da autentica forma de pensar a inovação compatível com preservação do meio ambiente, através de num sistema econômico ocupado e comprometido com o equilíbrio do planeta, no presente e no futuro. Essa abordagem está fundada em três pontos: o primeiro, uma contextualização e abrangência da temática; O segundo, consiste numa reflexão em torno da inovação, o terceiro, uma análise crítica sobre a sustentabilidade. Os três eixos estão interligados pelo vínculo essencial entre a inovação e a sustentabilidade.

Biografia do Autor

José Ernesto De Fáveri, Universidade do Contestado (UnC)

Doutorado em fundamentos da educação pela USFCar. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (CNPq) da Universidade do Contestado – Canoinhas, SC, Brasil, e-mail: faverije@gmail.com

Referências

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é – O que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1980.

FAVERI, José Ernesto de. O filosofar e a ética nas organizações: convite a reflexão e ação. 4.ed. Blumenau: Nova Letra, 2014.

FAVERI, José Ernesto de.FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: o ensino da filosofia na perspectiva freireana. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SILVA, C. Desenvolvimento sustentável: um modelo analítico integrado e adaptativo. Petrópolis: Vozes, 2006.

PINTO, Álvaro Vieira. Consciência e Realidade Nacional. Rio de Janeiro: MEC/lSEB, V.1 e V. 2, 1960.

Publicado
2020-10-28
Como Citar
Fáveri, J. E. D. (2020). Fundamentos para pensar a inovação sustentável. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(2), 49 - 63. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.399