DANÇA E INCLUSÃO SOCIAL

Limites e possibilidades

Palavras-chave: Dança, Inclusão social, Políticas públicas

Resumo

A dança esteve historicamente vinculada à vida social como forma de expressão artística em diferentes períodos históricos. Na atualidade, é considerada uma forte ferramenta de inclusão social, pois vai além da transformação dos movimentos corporais em significados poéticos e consegue fazer com que os sujeitos que dela se beneficiam passem por uma transformação de vida em busca de dignidade e bem-estar. Neste artigo, apresenta-se a dança em sua dimensão inclusiva, a partir de relatos coletados para a dissertação de mestrado em fase conclusiva denominada “A dança como instrumento de inclusão social: um estudo de caso”. A abordagem é qualitativa e o instrumento da pesquisa foi a entrevista com 4 ex-alunas e suas respectivas mães. do projeto social “Ballet para todos” vinculado a uma Organização Não-governamental (ONG) financiada pelo poder público, no município de Varginha-MG. A análise das narrativas foi realizada com a técnica da triangulação que articula as narrativas ao contexto em que foram produzidas e o diálogo com autores. Os relatos apontam conquistas subjetivas e objetivas das ex-alunas por meio da participação no projeto social, evidenciando a necessidade de políticas públicas para os segmentos excluídos de nossa sociedade, ainda que não possuam a capacidade de transformação radical da ordem social vigente.

Biografia do Autor

Nídia Batista, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas- UNIS-MG (2001); Pós- graduação em Treinamento Esportivo de Base pelo Centro Universitário do sul de Minas- UNIS-MG (2008); Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional - UNIS-MG; Formada em Ballet clássico pelo método Royal Academy of Dancing(1998). Atualmente, atua como empreendedora cultural,  professora de Educação Física e Dança na cidade de Varginha-MG.

Elisa Maria Andrade Brisola, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente é professora assistente da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área da Política de Assistência Social e saúde. Na UNITAU compõe  o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar "Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação", ministrando aulas e orientando alunos. No Centro Universitário Unis -MG participa como professora do corpo permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). É professor no Mestrado Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional, atuando na linha de pesquisa Processos Formativos e Desenvolvimento.

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Publicado
2023-06-16
Como Citar
Batista, N., Maria Andrade Brisola, E., & Gomes, C. A. dos S. (2023). DANÇA E INCLUSÃO SOCIAL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(1), 50 - 65. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i1.774