GESTÃO ESCOLAR

Desafio para a constituição de um espaço democrático

  • Claudinei Sérgio Vicente Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG
  • Ariovaldo Francisco Silva Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG https://orcid.org/0000-0003-4582-1913
  • Mariana Aranha Souza Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG
Palavras-chave: Gestão Escolar, Dimensões da gestão, Formação de gestores, Diretores da SRE Varginha

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar quais os principais desafios da gestão pública escolar, na ótica dos diretores das escolas estaduais da regional de Varginha-MG, considerando suas fraquezas e fortalezas. Participaram deste estudo, de natureza qualitativa, 72 diretores de escola, dos 105 convidados, que responderam a um questionário online, cujo objetivo foi o de analisar o perfil sociodemográfico dos diretores das escolas; compreender os processos de formação inicial e continuada; bem como as trajetórias profissionais, sua compreensão sobre o conceito de gestão escolar e sobre a prática gestora. Os dados foram tratados inicialmente pelo software SPSS e, em seguida, empregou-se técnica da análise de conteúdo, considerando o referencial teórico e o contexto da pesquisa. Os resultados apontaram que os diretores entendem que a gestão financeira, administrativa e de gestão de pessoas ocupa grande parte do tempo destinado à gestão escolar e que, se não houver planejamento, a gestão pedagógica pode ficar em segundo plano. Os diretores apontaram que o exercício da profissão requer uma multiplicidade de competências, relacionadas ao trabalho em equipe e à mediação de conflitos, além de calma, paciência, resiliência e dedicação, o que sugere que exista uma certa precarização dessa atribuição.

Biografia do Autor

Claudinei Sérgio Vicente, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Ariovaldo Francisco Silva, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Filosofia – Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP PUCC(1988), Especialização Lato-Sensu em Docência no Ensino Superior – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG (2005). Especialização Lato-Sensu Docência na Educação a Distância – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG (2007). Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso – Universidade do Vale do Rio Verde – UNINCOR – MG (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco – USF – Campus-Itatiba/SP (2020). Estou como Secretário Geral do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG e do Grupo Educacional UNIS, Mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG, Docente das disciplinas Filosofia, Filosofia da Educação e Ética e Sociedade nos cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância, foi coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia em EaD de 2007/01 à 2010/01, pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG. Voluntário do Unis-Sênior do UNIS-MG e membro do Grupo de Pesquisa TCTCLAE – Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (CNPq/USF).

Mariana Aranha Souza, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG e Professora Visitante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Didática, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de - A educação a distância na formação continuada de gestores para a incorporação de tecnologias na escola - ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n.2, p.186-202, jun. 2009.

BOURDIEU Pierre - A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições - Educ. Soc. 23 (78) - Abr 2002.

DALBERIO Maria Célia - Gestão democrática e participação na escola pública popular - Revista Iberoamericana de Educación - EDITA: Organización de Estados Iberoamericanos - ISSN: 1681-5653 n. º 47/3 – 25 de octubre de 2008

GÜNTHER Hartmut, Psicologia: Teoria e Pesquisa Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Universidade de Brasília, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210- Mai-Ago 2006.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª. Ed., São Paulo: Cortez, 2012. Introdução.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Editora Positivo: Curitiba – 2009.

MIRANDA Nonato Assis de, VERASZTO Estéfano Vizconde - A formação inicial do gestor educacional na região do grande abc paulista - Revista Ambiente Educação • Universidade Cidade de São Paulo Vol. 7, nº 1, pp. 78-166 jan/abril, 2014.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de, CARVALHO, Cynthia Paes de, BRITO, Murilo Marschner Alves de, - Gestão escolar: Um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação vol.36 no.2 Goiânia maio/ago 2020 Epub 11-Jan-2021.

OLIVEIRA, Ivana Campos e VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: O conceito de gestão escolar. Cad. Pesqui. [online], vol.48, n.169, pp.876-900. ISSN 1980-5314. – 2018.

PARO, Vitor Henrique - Gestão Democrática da Escola Pública, CORTEZ Editora, pp. 15-19, 2017.

Publicado
2023-11-06
Como Citar
Vicente, C. S., Silva, A. F., & Souza, M. A. (2023). GESTÃO ESCOLAR. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(1), 76 - 91. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i1.803