MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Curriculo, BNCC, Ensino Médio

Resumo

O artigo aborda as reformas curriculares no ensino médio brasileiro, principalmente focando na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Lei n. 13.414/2017. A pesquisa busca entender como essas políticas surgiram e quais são os seus possíveis impactos na qualidade da educação pública. O ensino médio brasileiro, ao longo da história, sofreu diversas modificações motivadas por aspectos políticos, sociais e culturais, buscando adequar-se aos desafios contemporâneos. A recente reforma, sobretudo, tem gerado debates quanto à sua eficácia, com críticos apontando potenciais desvantagens, como a flexibilização do currículo — que pode excluir disciplinas essenciais — e a preocupação com a privatização da educação pública. Na metodologia, o estudo utilizou pesquisa bibliográfica, avaliando fontes como SciELO e o portal de periódicos da Capes. As reformas propostas buscam um ensino mais flexível e alinhado com as necessidades dos jovens, mas também trazem o risco de perpetuar desigualdades. Em conclusão, é vital que tais reformas sejam transparentes e inclusivas, garantindo que atendam às demandas dos estudantes e da sociedade, mantendo um foco claro na formação integral e cidadã dos alunos.

Biografia do Autor

Ana Paula Soares Muniz, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Patricia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Trabalha na Educação Superior e em programas de Pós Graduação Stricto-Sensu. Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano (permanente) e em Educação (colaboradora) da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em Educação a Distância: Gestão de Programas, Projetos, Materiais Didáticos e Cursos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (CEE e SINAES), Coordenação de polo, Coordenação de Cursos, Docência e Tutoria de cursos superiores. Atua em Gestão de Negócios, desenvolveu Projeto, Implantação e Gestão de Ambiente de Inovação, foi Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços -EPTS, foi Diretora de Empresa Mista de Turismo de Ubatuba e é Gestora de empresa própria. Empreendedora e Mentora da ABMEN-SP, da Salto Aceleradora e da Inova -CPS. Trabalha com assessorias e consultorias nos setores público e privado e em projetos de sociobiodiversidade no terceiro setor. Participa de grupos de pesquisa, entre eles: o GT de Representações Sociais da ANPEPP, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância e o Grupo de Pesquisa Cultura, Educação e Representações Sociais da Universidade Estácio de Sá. Linhas de Pesquisa: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Humano, Identidade e Formação; Representações Sociais: Direitos Humanos, Tecnologias e Ciências; Representações Sociais e Práticas Educativas; Educção e Projeto de Vida; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Inovação. Atua nos temas: Educação; Educação a Distância; Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Turismo Sustentável; Sociobiodiversidade; Representações Sociais; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Empreendedorismo; Inovação.

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Publicado
2023-12-27
Como Citar
Muniz, A. P. S., & Ortiz Monteiro, P. (2023). MUDANÇAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 11 23. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.812