REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS INCLUSIVOS

Palavras-chave: Representações Sociais, Surdo, Materiais digitais

Resumo

O objeto desta pesquisa é o trabalho docente abordado à luz da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. O estudo foi realizado em uma escola municipal de uma cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista e tratou da relação com a produção de materiais didáticos, inclusive digitais, promotores da inclusão escolar para os surdos. Estabeleceu-se, como objetivo, analisar as representações sociais dos professores sobre o trabalho docente na educação bilíngue de surdos e sua relação com a produção de materiais pedagógicos, inclusive digitais. Metodologicamente procedeu-se à aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) com uma amostra por adesão de 54 docentes. Os dados levantados pela TALP foram tratados pelo software IRaMuTeQ e posteriormente, foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Como resultados foi possível verificar que as Representações Sociais se revelam em algumas antinomias: necessário e imprescindível, em oposição a escasso e negligenciado.

Biografia do Autor

Eliane Cristina de Oliveira, UNESA

Graduada em História pela Universidade de Taubaté - UNITAU (1994), com Especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP em 1997 e Especialização em História do Brasil Republicano pela UNITAU-SP em 2002. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2015). Doutora pela Universidade Estácio de Sá (2023). Tem experiência na área de Educação desde 1991 como docente de Anos Iniciais, Anos Finais em História e como Orientadora Pedagógica de 2007 a 2021 desenvolvendo um trabalho de formação docente com ênfase no processo de ensino e aprendizagem de alunos ouvintes e surdos aprofundando-se, a partir de 2011, nos seguintes temas: bilinguismo, currículo, aprendizagem, posição sujeito, análise do discurso, leitura e escrita como prática social, letramento, sequência didática de leitura e escrita para crianças ouvintes e surdas.

Denise Teberga Mendanã, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá em Parceria com a Universidade de Taubaté (Dinter) na linha de pesquisa de Representações Sociais e Práticas Educativas. Possui Especialização Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Paraná (FAP - 2021). Possui especialização Lato sensu em Midias na Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2019). Mestre em Educação, pela Universidade de Taubaté (2016) na linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sócio Cultural. Possui graduação em História pela Universidade de Taubaté (2006) e pós graduação em Educação: História Cultura e Sociedade, pela mesma Universidade (2009). Possui também graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009) e pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Brasil (2012). Tem experiência na área de Educação. Atua há 20 anos na Educação Básica, em sala de aula dos anos iniciais (alfabetização e letramento), bem como trabalho em classes de recuperação paralela. Atuou também na gestão escolar como coordenadora pedagógica e vice-diretora do Ensino Fundamental e Infantil, na Prefeitura Municipal de Taubaté - SP.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, UNESA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Publicado
2023-12-27
Como Citar
Oliveira, E. C. de, Mendanã, D. T., & Chamon, E. M. Q. de O. (2023). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS INCLUSIVOS . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 24 - 30. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.816