O QUE OS FORMADORES DE PROFESSORES REPRESENTAM POR INOVAÇÃO PEDAGÓGICA?

Palavras-chave: Professores de Pedagogia, Trabalho docente, Inovação pedagógica

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais que professores da graduação em Pedagogia constroem sobre inovação pedagógica. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, alinhada à Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012), que contou com a participação de 23 docentes de Pedagogia. Para a coleta dos dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas segundo a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicam que as representações se objetivam em “tecnologias”, “metodologias ativas” e “melhoria pedagógica” e se ancoram no quadro histórico da Educação Brasileira.

Biografia do Autor

Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá (UNESA) / Fundação Getúlio Vargas (FGV) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutorado em andamento em Políticas Públicas em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutorado e Mestrado em Educação, com ênfase na Teoria das Representações Sociais, pela UNESA. Especialização em Design de Moda pelo Centro da Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, graduação em Design Moda e graduação em Letras- Língua Portuguesa e Literatura, pela UNESA. É pesquisador e professor titular 3 na UNESA. É professor na Fundação Getúlio Vargas - FGV. É bolsista do Programa Pesquisa Produtividade na UNESA. Atua nas Áreas das Licenciaturas, Economia Criativa e Engenharias. Tem interesse nos temas: Inovação, Teoria das Representações Sociais e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, inscrito como pesquisador do GPTEC no CNPQ.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA) / Unicersidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Referências

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Publicado
2023-12-27
Como Citar
Domingos, S. D., & Chamon, E. M. Q. de O. (2023). O QUE OS FORMADORES DE PROFESSORES REPRESENTAM POR INOVAÇÃO PEDAGÓGICA? . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 31 - 37. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.817