A Formação prática e continuada sob a ótica do bancário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v26i1.832

Palavras-chave:

Bancário, Formação prática e continuada, Graduação

Resumo

Este artigo aborda a formação prática e continuada sob a ótica do bancário. A abordagem se justifica pela exigência da aquisição de novos conhecimentos por tais profissionais. O objetivo é examinar a perspectiva dos bancários em relação à sua formação inicial e continuada, com o intuito de ressaltar suas percepções sobre os processos formativos. Participaram deste estudo 44 sujeitos de uma população de 53, que responderam a um questionário semiestruturado. O software Sphinx® foi utilizado para processar os dados durante a análise de conteúdo, levando em conta o referencial teórico e o contexto da pesquisa. No que diz respeito ao Google Sheets®, possibilitou a limpeza, organização e análise estatística dos dados, bem como a visualização por meio de gráficos, com atenção à segurança das informações. Os resultados obtidos demonstraram, que os sujeitos possuem diferentes graduações e as avaliam como importantes no exercício da profissão e na progressão da carreira, quanto a pós-graduação foi constatado que muitos não cursaram evidenciando o desinteresse e a baixa importância, por sua vez, em relação aos cursos livres ofertados pela instituição bancária, consideraram como relevantes, contudo, eles são vistos como algo que tendem a não atender as necessidades quanto ao exercício da profissão e a progressão na carreira.

Biografia do Autor

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas – UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2016). Professor e Coordenador de Cursos de Pós- Graduação do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação – CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação.

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. É também pós-graduado em Docência em Educação a Distância no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), em Psicopedagogia Institucional (UCB), em Designer Instrucional para a EaD virtual pela Universidade Federal de Itajubá e em Tecnologia e EaD (UNIS-MG). Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música, este último pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). Atualmente coordenador do curso de graduação em música do Unis e professor nas pós-graduações dessa mesma instituição. Tem experiência na área de educação musical, formação docente, educação superior com ênfase em educação a distancia e tecnológica.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

Pereira, C. A. de A., Moreira, A. M., & Gomes, C. A. dos S. (2024). A Formação prática e continuada sob a ótica do bancário. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 26(1), 65–77. https://doi.org/10.33836/interacao.v26i1.832