SOCIAL REPRESENTATIONS OF AN HEI

POSITIVE ASPECTS RAISED BY THE REGIONAL COMMUNITY

Keywords: Higher Education, Social Representation, Regional Community

Abstract

This paper addresses the importance of understanding society's Social Representations (SRs) in relation to Higher Education Institutions (HEIs), especially on social media, where many individuals look for information on where to study. The aim of this study is to investigate the SR of a HEI, of subjects present in a social media (Facebook). The qualitative analysis of the questionnaires made it possible to identify the community's main SRs in relation to the HEI, enabling a better understanding of perceptions and opinions about the object of study. Understanding the SRs of a HEI is important for identifying how society views the institution and how this influences individual choice decisions. The study of RS through questionnaires applied in the media indicated that the community identifies the HEI as innovative, always in search of new trends for the future. These characteristics seem to reflect the choices made by those involved in the institution

Author Biographies

Stefano Barra Gazzola, Universidade Estácio de Sá - UNESA-RJ / Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Filosofia, especialista em Filosofia Social, mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Psicologia das Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Chanceler do Centro Universitário do Sul de Minas Unis/MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, Mobilidade Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cursos, qualificação, unidades e comunicação. Em 2019, lhe foi conferido o título de Doctor Honoris Causa pela Universidad Autónoma de Encarnación, Paraguai.

Diego Henrique Alexandre, Universidade Estácio de Sá (UNESA) / Centro Universitário do Sul de Minas

Graduação em Administração Pública e Interdisciplinar em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG. Mestre em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR. Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá, UNESA.

Bruno Henrique da Cruz, Centro Universitário do Sul de Minas

Bacharel em Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2019). Mestrado em andamento - GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Processos Formativos e Desenvolvimento. Especialização em andamento MBA em Tecnologia da Informação.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá (UNESA) / Universidade de Taubaté (UNITAU)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

References

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Published
2023-12-27
How to Cite
Gazzola, S. B., Alexandre, D. H., Cruz, B. H. da, & Chamon, E. M. Q. de O. (2023). SOCIAL REPRESENTATIONS OF AN HEI. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 4 - 10. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.818