GESTÃO ESCOLAR

Desafio para a constituição de um espaço democrático

  • Claudinei Sérgio Vicente Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG
  • Ariovaldo Francisco Silva Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG https://orcid.org/0000-0003-4582-1913
  • Mariana Aranha Souza Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Resumen

Este artigo tem por objetivo investigar quais os principais desafios da gestão pública escolar, na ótica dos diretores das escolas estaduais da regional de Varginha-MG, considerando suas fraquezas e fortalezas. Participaram deste estudo, de natureza qualitativa, 72 diretores de escola, dos 105 convidados, que responderam a um questionário online, cujo objetivo foi o de analisar o perfil sociodemográfico dos diretores das escolas; compreender os processos de formação inicial e continuada; bem como as trajetórias profissionais, sua compreensão sobre o conceito de gestão escolar e sobre a prática gestora. Os dados foram tratados inicialmente pelo software SPSS e, em seguida, empregou-se técnica da análise de conteúdo, considerando o referencial teórico e o contexto da pesquisa. Os resultados apontaram que os diretores entendem que a gestão financeira, administrativa e de gestão de pessoas ocupa grande parte do tempo destinado à gestão escolar e que, se não houver planejamento, a gestão pedagógica pode ficar em segundo plano. Os diretores apontaram que o exercício da profissão requer uma multiplicidade de competências, relacionadas ao trabalho em equipe e à mediação de conflitos, além de calma, paciência, resiliência e dedicação, o que sugere que exista uma certa precarização dessa atribuição.

Biografía del autor/a

Claudinei Sérgio Vicente, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Ariovaldo Francisco Silva, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Filosofia – Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP PUCC(1988), Especialização Lato-Sensu em Docência no Ensino Superior – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG (2005). Especialização Lato-Sensu Docência na Educação a Distância – Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG (2007). Mestrado em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso – Universidade do Vale do Rio Verde – UNINCOR – MG (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco – USF – Campus-Itatiba/SP (2020). Estou como Secretário Geral do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG e do Grupo Educacional UNIS, Mantido pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – FEPESMIG, Docente das disciplinas Filosofia, Filosofia da Educação e Ética e Sociedade nos cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância, foi coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia em EaD de 2007/01 à 2010/01, pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG. Voluntário do Unis-Sênior do UNIS-MG e membro do Grupo de Pesquisa TCTCLAE – Teoria Crítica e Teorias Críticas Latino-Americanas e Educação (CNPq/USF).

Mariana Aranha Souza, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG e Professora Visitante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP. Atua como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Didática, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Citas

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Publicado
2023-11-06
Cómo citar
Vicente, C. S., Silva, A. F., & Souza, M. A. (2023). GESTÃO ESCOLAR. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(1), 76 - 91. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i1.803