DESCRIÇÃO DE UM PROJETO SEIS SIGMA PARA O CELOG
identificação de pontos críticos no processo interno de aquisição de itens nacionalizados
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v19i1.130Palavras-chave:
Aeronáutica, Engenharia reversa, Melhoria de processo, Seis sigmaResumo
Este trabalho identifica os pontos críticosno processo de aquisição de itens de ressuprimento nacionalizados pelo Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG).Tal abordagem se faz necessária com o intuito de melhorar a satisfação dos clientes e a produtividade na linha de manutenção de aeronaves pelos Parques de Material. A finalidade deste estudo é descrever um projeto Seis Sigma para melhoria do processo interno de nacionalização e obtenção. Este intento será conseguido mediante a revisão bibliográfica acerca do Programa Seis Sigma e apresentação de um estudo de caso de projeto Seis Sigma no CELOG. A pesquisa demonstrou que os principais pontos críticosno processo de aquisição de itens de ressuprimento estão ligados ao processo licitatório.Além disso, concluiu-se que na fase de definição do projeto Seis Sigma é possível identificar os pontos críticos e propor ações rápidas de melhoria e outras ações que deverão seguir as demais fases doprograma, antes da implantação e controle das ações corretivas.Por fim, foi apresentado um projeto de melhoria a partir da Voz do Cliente de acordo com os objetivos estratégicos da Organização.