IDENTIDADE DE CARREIRA

uma proposta de contribuição das IES

Autores

  • Jeferson Vinhas Ferreira
  • Carla Cristiny Santos de Oliveira
  • Belmiro do Nascimento João

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v19i2.141

Palavras-chave:

Profissionalização, Carreiras, Instituições de Ensino

Resumo

A iniciação profissional e o desenvolvimento de carreira, bem como as transições que ocorrem nesse percurso, podem sofrer influências diretas e indiretas do meio em que o sujeito se encontra e de suas escolhas pessoais. A família, sociedade, a cultura e nichos de convívio, como universidades e grupos onde as pessoas estão inseridas, são relevantes nos movimentos de carreira. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de como o tema de transição de carreira pode ser trabalhado no nível de graduação em instituições de ensino superior (IES), considerando as novas dinâmicas de carreira para as quais os alunos são (ou deveriam ser) preparados. A ideia é refletir sobre a oportunidade da IES auxiliar os alunos a compreender as dinâmicas do mercado de trabalho, entender de seus potenciais e se projetar em carreiras de sucesso, tendo como pano de fundo teórico a identidade de carreira proposto por Ibarra (2009).

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Publicado

2019-03-06

Como Citar

Ferreira, J. V., de Oliveira, C. C. S., & João, B. do N. (2019). IDENTIDADE DE CARREIRA: uma proposta de contribuição das IES. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 19(2), 120–130. https://doi.org/10.33836/interacao.v19i2.141