EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO DIREITO DE TODOS
perspectivas bibliográficas
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v20i2.156Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Educação Inclusiva, Deficiência, Diversidade, MantoanResumo
O presente artigo objetiva refletir, a luz das proposições de Maria Teresa Eglér Mantoan, sobre questões relativas à inclusão escolar, especialmente de alunos com deficiência, em contexto escolar. Optou-se, para tanto, o estudo sobre a importância de se repensar o sistema educacional, tornando-o oportuno à aprendizagem de todos os alunos. Uma apreciação teórica, crítica e bibliográfica culminou na apresentação de considerações sobre a relevância de práticas de ensino inclusivas que favoreçam a interação social, respeitem as diferenças e valorizem as características humanas, também de alunos com deficiência, na vivência escolar. Concluindo-se que a escola inclusiva não é apenas um local que recebe a todos, mas um ambiente que favorece a convivência, o aprendizado, o desenvolvimento das potencialidades intelectuais, sociais e humanas de todos e cada um. Portanto, faz-se eminente a necessidade de revitalização da atual estrutura de ensino para torná-la acessível e qualificada para articular o processo de ensino aprendizagem de modo democrático, coerente e inclusivo, portanto repleto de significados para todos os alunos.