A PESQUISA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO
desafios éticos e científicos
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v20i2.164Palavras-chave:
Pesquisa Aplicada, Dimensões Ética e Científica, IntervençõesResumo
O texto faz uma reflexão sobre as perspectivas metodológicas da pesquisa educacional e os desafios das dimensões ética e científica inerentes à pesquisa aplicada, considerando as intervenções nas instituições da Educação Básica, conforme o princípio da aplicabilidade metodológico-epistêmica estabelecido nos Mestrados Profissionais em Educação. O percurso metodológico considerou a legislação, as produções sobre pesquisa em educação e as inferências construídas na docência universitária. Para triangular com essas inferências realizou-se pesquisa de opinião, através de formulário online. Os resultados indicam que o princípio da aplicabilidade é instituinte de novos pressupostos filosóficos e promotores de uma reconfiguração da práxis científica educacional contemporânea, pois, ao colocar a intervenção como centralidade do processo de construção de dados e a transformação do espaço escolar em função de suas demandas, acarretam tensões que se consubstanciam em desafios éticos e científicos.