Geração Y
a comunicação interna como elemento de otimização da relação entre a empresa e colaboradores deste público
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v14i14.48Palavras-chave:
Jovens no mercado de trabalho, Comunicação Interna, Gestão de PessoasResumo
Este trabalho aborda estratégias da comunicação interna que otimizam a relação da empresa com colaboradores da Geração Y. Tal abordagem se faz necessária diante das dificuldades que as empresas e instituições têm para lidar com as características dos membros deste público, que têm comportamentos diferentes de seus antecessores no mercado de trabalho. O objetivo deste estudo é mostrar de que modo a comunicação interna pode contribuir para tornar este colaborador mais engajado e diminuir a rotatividade de profissionais. Este propósito será conseguido através da revisão bibliográfica. O estudo esclareceu que os representantes da Geração Y cresceram em um contexto de democracia, popularização da internet e jogos eletrônicos. Fatores que contribuem para uma postura que busca resultados imediatos, recompensas tangíveis e o foco em superação de desafios. Esses colaboradores precisam enxergar em suas vidas profissionais a superação de desafios pessoais, oportunidades de aprimoramento e têm a necessidade de receber feedback constante. São extremamente familiarizados com a tecnologia e inovação, mas têm dificuldades em lidar com hierarquias. A comunicação interna para esse público precisa ser interativa e visar aproximar a realidade das pessoas com a da empresa.