O jogo Quiz aplicado ao ensino de Biologia Celular
uma abordagem lúdica para construção do conhecimento científico no espaço universitário
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v14i14.53Palavras-chave:
Jogo computacional, Quiz, Biologia Celular, Ensino-aprendizagemResumo
Este artigo apresenta 0 uso e a avaliação de uma ferramenta midiática na prática pedagógica de turmas iniciantes do Ensino Superior. "BIO CEL: O JOGO" foi aplicado para os alunos do curso de Ciências Biológicas modalidades licenciatura e bacharelado no ensino de Biologia Celular. Este recurso contemplou assuntos peculiares e complexos da disciplina vigente, a fim de estimular e facilitar a aprendizagem de conceitos essenciais para a compreensão de futuras disciplinas, obrigatórias para a conclusão do curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de questionários com perguntas objetivas e subjetivas para identificar se houve apreensão de conceitos por parte dos graduandos através do jogo em formato de Quiz. A escolha do material didático interativo por meio do jogo computacional teve grande aceitação pelos discentes e, além disso, os resultados obtidos a partir dos questionários demonstraram que 0 Quiz trouxe reais benefícios para a consolidação do processo de ensino-aprendizagem em Biologia Celular.