DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR AGRAVADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.647Palavras-chave:
Gestão Escolar, Pandemia do Covid-19, DesafiosResumo
Os desafios da gestão escolar no contexto da pandemia do Covid-19 e seus impactos no cotidiano das atividades de gestão foram investigados. Participaram da pesquisa seis Gestores Escolares de Instituições de Ensino Privadas de Educação Básica do município de Varginha-MG. Os participantes responderam a um questionário online com o objetivo de identificar o perfil sociodemográfico dos gestores, as concepções de gestão escolar e a atuação em tempos de pandemia. A técnica da Análise de Conteúdo demonstrou que os gestores são experientes na profissão e possuem formação acadêmica e continuada compatível com a função que exercem. Em relação à concepção de Gestão, reconhecem a importância de se exercer uma Gestão Democrática, embora mencionem que algumas decisões competem, exclusivamente, ao Gestor Escolar. Diante do cenário ocasionado pela pandemia da Covid-19, os participantes perceberam desafios e oportunidades. Os desafios estão relacionados às dificuldades de Gestão Financeira e Administrativa e as oportunidades em fortalecer a Gestão Pedagógica e de Pessoas, por meio da inclusão tecnológica e do desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem, permeada pela empatia entre escola e família.
Referências
ALVES, S. M. C.; BARBOSA, M. R. B. Gestão escolar democrática: dimensão diretiva aos processos educacionais significativos Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p.1-16, 2020.
ANDRADE, G. P. S. B.; BARBOSA, L. A.; CARDOSO, M. S.; OLIVIERA, R. M. S. R. Desafios para a construção de práticas docentes em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p.1-11, 2021.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.
BALDIN, A. M. A.; PEDERSETTU, S.; SILVA, M. B. Educação básica em tempos de pandemia: tentativas para minimizar o impacto do distanciamento e manter o vínculo entre os alunos, as famílias e a escola. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
BORGES, K. R.; FIGUEIREDO, S. T.; AVELINO, W. F. Gestores pedagógicos em escolas de ensino integral no estado de São Paulo durante a Pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 13, p. 69-76, 2021.
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. de M. P. #Fiqueemcasa: Educação na pandemia da Covid-19. Revista Educação e Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DIODATO, J. R.; LIMA, J. C. S.; SILVA, A. P.; ANDRADE, L. C.; TEMUDO, S. P. Implicações da gestão democrática na construção do projeto político pedagógico e os reflexos da pandemia. VII Congresso Internacional das Licenciaturas, dez. 2021. Disponível em: <https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1724.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.
FERRAZ, J. P. V.; ABREU, D. C. DE; MOTTA, M. A. Regulação do trabalho pedagógico e escolar em tempo de pandemia. Notandum, n. 56, p. 111-121, 24 fev. 2021.
FIRMINO, M. A. R. Os desafios do gestor escolar em tempos de aprendizagem remota. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p.275-278, 2020.
FRANCO, L. R.; FRANCO, L. S. Educação Especial: reflexões sobre inclusão do estudante com deficiência em tempos de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
GABRIEL, N. S.; MARÇAL, G. A.; IMBERNON, R. A. L.; PIOKER-HARA, F. C. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terra e Didática, Campinas/SP, v. 17, n.1, p.1-13,2021.
GATTI, B; et. al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GIORDANO, D. X. F. Um olhar sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto da pandemia. Educação Básica Online, v.1, n.1, p. 125-133, jan. 2021.
KIRCHNER, E. A. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2017.
LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
OLIVEIRA, V. C.; NEVES, O. L; MARTINS, R. N.; SANTOS, I. De repente 4.0: mudanças de paradigma educacional em tempo de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional da UFPE, Recife-PE, v.11 n. 1 p. 20-31, jan./jun. 2020.
PRALON, E. A pandemia com reflexo no clima das instituições educacionais: instabilidade e o acentuado índice de incivilidades nas relações. Cadernos de Educação: Reflexões e Debates, v. 19, n. 38, p. 5-17, 2020.
REIS, J. S.; LEAL, D. A. A importância da democratização digital e seus reflexos na educação mediante a pandemia do COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.10371-10380, jan. 2021.
RIBEIRO, G. S.; ANDRADE JOSÉ, M. C. Gestão escolar e a Covid-19: dinâmicas de trabalho e desafios profissionais durante a pandemia de 2020. In: SILVA, A. J. N.; BOMFIM, A. L. (orgs.). Militância política e teórico-científica da educação no Brasil. Ponta Grossa/PR: Atena, 2020.
SILVA, G.; SILVA, A. V.; GOMES, E. P. S. A gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 1, jan. 2021.
SILVA, J. A. D.; WEINMAN, C. Os desafios de uma gestão democrática em tempos de pandemia na escola pública. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VALLE, P. D.; MARCOM, J. L. R. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (Org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.