INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: O estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.701Palavras-chave:
Ensino Médio, Inovação Pedagógica, Políticas PúblicasResumo
Esse artigo tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas e as práticas pedagógicas inovadoras para o Ensino Médio. Para tanto, realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, buscando identificar os elementos que permeiam essa discussão. Para o levantamento das obras, foram consultadas bases de dados nacionais e internacionais, utilizando-se como termos indutores, “Ensino Médio” e “inovação pedagógica”. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2012). Identificou-se 37 trabalhos, entre teses, dissertações, artigos, trabalhos publicados em anais de eventos e capítulos de livros. Eles foram categorizados em três grupos, (i) políticas públicas e currículo, (ii) práticas educativas, incluindo o uso de recursos tecnológicos digitais e (iii) formação de professores. Conclui-se que a inovação exige mudança de postura do professor, rompendo com paradigmas tradicionais e, seja fortalecida com uma formação de professores eficaz e políticas públicas condizentes com os contextos escolares.
Referências
ARGENTINO, Patricia Cibienel. Inovação: as tecnologias digitais em espaços educativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
ATLAS DAS JUVENTUDES. Juventudes e a pandemia do coronavírus. 2ª edição. Relatório Nacional, 2021. Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/wp-content/uploads/2021/08/JuventudesEPandemia2_Relatorio_Nacional_20210702.pdf Acesso em 20 out. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O programa ensino médio inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Natal, 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: INEP, 2021a.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021b.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2020. Brasília: INEP, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio. 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/pagina-inicial. Acesso em: 10 nov. 2019.
CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2015.
CONCEIÇÃO, Maria Sandra da; MACHADO, André Gustavo Carvalho. Ensino Médio Integral no agreste de Pernambuco: um diagnóstico à luz da implementação de estratégias. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, [s. l.], v. 11, n. 01, p. 200–225, 2018.
CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; BATISTÃO, Marci; PIO, Camila Aparecida. Propostas de inovação e redesenho curricular: o ensino médio em questão. Revista HISTEDBR On-line, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 662–677, 2017.
DOMINGOS, Silvio Duarte. Representações sociais de inovação pedagógica por professores de pedagogia. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2020.
DOMINGOS, Silvio Duarte; CASTRO, Monica Rabello de. Representações sociais de inovação pedagógica por professores da educação básica. Temas em Educação e Saúde, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 98–120, 2018.
FERREIRA, Norma S.A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”, Educação & Sociedade, ano XXIII, n79, p.257-272, 2002.
FOLETTO, Denize da Silveira. Aprendendo a ensinar por meio da aprendizagem baseada em projetos. In: XX ENDIPE RIO 2020, 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: XX ENDIPE Rio 2020, 2020.
FOLETTO, Denize; DOS SANTOS COSTA, Elisangela. Metodologias ativas na formação de estudantes do ensino médio: relato de experiência pedagógica. Vivências, [s. l.], v. 17, n. 32, p. 149–163, 2020.
GIORDANO, Cassio Cristiano; KIAN, Fatima Aparecida. O Ensino de Probabilidade e o Novo Ensino Médio: reflexões a partir da BNCC e do Currículo Paulista. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 59–78, 2021.
HERNANDES, Paulo Romualdo. A Lei no 13.415 e as alterações na carga horária e no currículo do Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s. l.], v. 28, n. 108, p. 579–598, 2020.
LEAL, Murilo Cruz; MORTIMER, Eduardo Fleury. Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio: perspectivas e tensões. Ciência & Educação, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 213–231, 2008.
LIMA, Sonia Maria Pereira de. Inovação pedagógica, práticas pedagógicas inovadoras e concepções docentes no macrocampo iniciação científica e pesquisa do PROEMI. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
MACHADO, Ricardo de Macedo; RODRIGUES, Adriana de Carvalho. Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado. Revista Seminário de Visu, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 537–549, 2020.
MANZONI, Rosa Maria; SANTOS, Thaís Cavalcanti dos; CANIZARES, Kathia Alexandra Lara. Inovação pedagógica com a Atividade Orientadora de Ensino: uma experiência com a carta argumentativa. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, [s. l.], v. 19, n. 39, p. 275–286, 2020.
MARCOM, Jacinta Lúcia Rizzi; SCHIMITT, Adriana Regina Vettorazzi. Professores do Ensino Médio e as tecnologias: Desafios e Superações no IFSC em tempos de pandemia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO IN, 2021, Santa Cruz do Sul. Anais [...]. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2021.
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli; GABRIEL, Fábio Antônio; ARAÚJO, Arthur Silva. O ensino de filosofia no nível médio: tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras. Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, [s. l.], v. 6, n. 0, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/43776/html. Acesso em: 30 ago. 2021.
MITRULIS, Eleny. Ensaios de inovação no ensino médio. Cadernos de Pesquisa, [s. l.], n. 116, p. 217–244, 2002.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. Sociedade Civil. In. GIOVANNI, Geraldo Di.; NOGUEIRA, Marco Aurélio (org.). Dicionário de Políticas Públicas.2ed. São Paulo: Editora da UNESP; Fundap, 2015.
NOGUEIRA, Silvia Cristina Conde; SILVA, Pedro Rodolfo Fernandes da; GADELHA, Thayná Gundin. A não inovação do programa Ensino Médio inovador. Revista Diálogo Educacional, [s. l.], v. 18, n. 59, p. 1272–1290, 2018.
NUNES, Dimas Elpidio. O ensino-aprendizagem da Matemática através de tecnologias da informação e comunicação para o Ensino Médio, em especial a utilização do celular como ferramenta pedagógica e o aplicativo calculadora gráfica GEOGEBRA. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Vitória da Conquista: BA, 2020.
NUNES, Joseane de Brito Bezerra. A utilização das metodologias ativas em sala de aula para a promoção da autonomia e o protagonismo do educando. In: SILVA, Américo Junior Nunes da (org.). O Campo teórico-metodológico-epistemológico da educação no fomento da questão política da atualidade. Ponta Grossa- PR: Atena, 2021.
OLIVEIRA, Sebastião Luís de; SIQUEIRA, Adriano Francisco; ROMÃO, Estaner Claro. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [s. l.], v. 34, n. 67, p. 764–785, 2020.
PADILHA, Érica Oliveira Ramos. Práticas Pedagógicas de História no Ensino Médio em uma Escola Pública Estadual na Cidade de Bom Conselho-PE/Brasil Existe Inovação Pedagógica? 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica) - Universidade da Madeira, Funchal, 2018.
PAULA, Gustavo Afonso de. Análise de discursos de professores de física do ensino médio sobre o uso de simuladores. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2020.
PORTO JÚNIOR, Manoel José; RAMOS, Marise Nogueira; LOPONTE, Luciana Neve. AS DIMENSÕES DA VIDA HUMANA NA PROPOSTA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: as armadilhas da tecnologia e da inovação. In: TOMAZELLA, Marlon (org.). Educação, Cultura e Sociedade. 1aed. João Pessoa: Editora IFPB, 2019.
QUINTANILHA, Luiz Fernando. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração Z. Educação em revista, Curitiba, n. 65, p. 249-263, 2017.
RABÊLO, Luciane. Ensino Médio inovador: manifestações identitárias e diversidade cultural em sala de aula. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2019.
REGATTIERI, Silvia Maria Alvim; DONADON, Maria Leonor Beneli. Metodologias Ativas: vivências de práticas aplicáveis no ensino técnico integrado com foco na dinamização das aulas. Revista Interface Tecnológica, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 807–818, 2020.
ROCHA, Helianane Oliveira. Programa Ensino Médio Inovador – Proemi no Maranhão: necessidades formativas de professores para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em escolas públicas de São Luís. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
ROMANOWSKI, Joana P.; ENS, Romilda T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
SANTANA, Leonor M.; CHAMON, Edna Maria Q. O.; SORDILLO, Claudia Maria O. Representações sociais, ensino médio e projeto de vida: levantamento de estudos. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v.8, n.41, 2021.
SANTOS, Luciane Maria Ribeiro da Cruz; MARINHO, Simão Pedro P. As representações sociais de professoras da Educação Básica sobre internet e escola: um estudo em uma escola UCA em Minas Gerais. Revista e-Curriculum, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 718–740, 2016.
SILVA, Analígia Miranda da. Apropriações sociais e formativas das tecnologias digitais por adolescentes e suas relações com o ensino e aprendizagem na escola. 2016. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.
SILVA, Valdirene Moura da. Representações sociais de tecnologia compartilhadas pelos professores e suas relações com a prática pedagógica em função da região em que atuam. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Matemática e Tecnologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
SILVA, Roberto Rafael Dias; FABRIS, Elí Terezinha Henn. Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio. Educação (Porto Alegre), [s. l.], v. 36, n. 2, p. 250–261, 2013.
SILVA, Tiago Justino de Souza; ALBUQUERQUE, Emanuel Lindemberg Silva. Google earth como ferramenta didática no ensino de geografia no ensino médio. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 132–143, 2020.
SOBRINHO, Sidinei Cruz. PROCESSOS INSTITUCIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E O CURRÍCULO INTEGRADOS NA REDE FEDERAL DE EPCT: os desafios do fazer. In: TOMAZELLA, Marlon (org.). Educação, Cultura e Sociedade. 1aed. João Pessoa: Editora IFPB, 2019.
TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação (UFSM), Santa Maria, p. e4/ 1-19, fev. 2019. ISSN 1984-6444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/32311. Acesso em: 21 abr. 2020.
TEIXEIRA, Rodrigo Antonio Magalhães; MONTEIRO, Claudio De Castro; OLIVEIRA, Mailson Santos de. Ticway: uma metodologia de ensino auxiliada por tecnologia. Revista Humanidades e Inovação, [s. l.], v. 7, n. 9, p. 289–305, 2020.
VIEIRA, Letícia et al. Inovação curricular no ensino médio: das experiências exitosas às duvidosas
propostas de mudança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s. l.], v. 15, n. 3, p. 1422–1442, 2020.
ZIBAS, Dagmar M L; FERRETTI, Celso J; TATUCE, Gisela Lobo B. P. O protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio brasileiro. Revista Portuguesa de Educação, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 45–87, 2005.