INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: O estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.701

Palavras-chave:

Ensino Médio, Inovação Pedagógica, Políticas Públicas

Resumo

Esse artigo tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas e as práticas pedagógicas inovadoras para o Ensino Médio. Para tanto, realizou-se pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, buscando identificar os elementos que permeiam essa discussão. Para o levantamento das obras, foram consultadas bases de dados nacionais e internacionais, utilizando-se como termos indutores, “Ensino Médio” e “inovação pedagógica”. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2012). Identificou-se 37 trabalhos, entre teses, dissertações, artigos, trabalhos publicados em anais de eventos e capítulos de livros. Eles foram categorizados em três grupos, (i) políticas públicas e currículo, (ii) práticas educativas, incluindo o uso de recursos tecnológicos digitais e (iii) formação de professores. Conclui-se que a inovação exige mudança de postura do professor, rompendo com paradigmas tradicionais e, seja fortalecida com uma formação de professores eficaz e políticas públicas condizentes com os contextos escolares.

Biografia do Autor

Denise Teberga Mendanã, Universidade Estácio de Sá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá em Parceria com a Universidade de Taubaté (Dinter) na linha de pesquisa de Representçãoes Sociais e Práticas Educativas. Atualmente participa do Programa de Iniciação à docência no Ensino Superior (PID) da Universidade de Taubaté no curso de Pedagogia (Disciplina Prática de Ensino II) como monitora. Possui Especialização Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Paraná (FAP - 2021). Possui especialização Lato sensu em Midias na Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 2019). Mestre em Educação, pela Universidade de Taubaté (2016) na linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sócio Cultural. Possui graduação em História pela Universidade de Taubaté (2006) e pós graduação em Educação: História Cultura e Sociedade, pela mesma Universidade (2009). Possui também graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2009) e pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Brasil (2012). Tem experiência na área de Educação. Atua há 20 anos na Educação Básica, em sala de aula dos anos iniciais (alfabetização e letramento), bem como trabalho diferenciado em classes de recuperação paralela. Atuou também na gestão escolar como coordenadora pedagógica e vice-diretora do Ensino Fundamental e Infantil, por quatro anos, na Prefeitura Municipal de Taubaté - SP

Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá

Doutorado e Mestrado em Educação, na Linha das Representações Sociais e Práticas Educarivas, pela UNESA. Especialização em Design de Moda pelo Centro da Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, graduação em Design Moda e graduação em Letras- Língua Portuguesa e Literatura, pela UNESA. É pesquisador e professor titular 3 na UNESA. Contribui com revistas Qualis A, na condição de avaliador ad hoc. Tem experiência em comunicar temas complexos usando linguagem de fácil acesso. Atua na Área da Educação, com ênfase na articulação entre as linguagens verbais e não verbais, na criatividade para a inovação e na produção de significados e seus destinos e efeitos nas sociedades. Tem interesse nos temas: Teoria da Argumentação, Teoria das Representações Sociais, Educação, Inovação e Criatividade.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP e Pesquisadora colaboradora na Universidade de Campinas (UNICAMP) no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Coordena projetos de pesquisa com fomento do CNPq e da CAPES.

Leonor Santana, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Educação (UNESA), Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Graduada em Psicologia (UNITAU), com MBA em Gestão de Pessoas (FGV), especialização em Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicossomática. Experiência em gestão técnica, administrativa e de pessoas. Atuação na Educação Básica como coordenadora do Programa Integral em Secretaria Municipal de Educação. Em EaD, experiência como Coordenadora de Objetos de Aprendizagem para EaD e tutora eletrônica e na curadoria de materiais digitais. Docente em cursos de Graduação e Pós Graduação.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Mendanã, D. T., Domingos, S. D., Chamon, E. M. Q. de O., & Santana, L. M. (2022). INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: O estado da arte. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 5–22. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.701