INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E CONCEITOS DA EDUCAÇÃO 4.0

Um estudo em instituições militares no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.712

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Educação 4.0, Mídias, Exército Brasileiro, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender se há elementos constituintes de inovações pedagógicas relacionadas à Educação 4.0 nas Escolas Militares e, em havendo, como isso ocorre. De natureza quali-quantitativa, esta pesquisa tem como participantes 288 professores, sendo 39 da AMAN e 249 dos Colégios Militares do Brasil. Tem-se como instrumentos de coleta de dados um questionário online, elaborado na plataforma Google Forms, que foi enviado para os docentes de forma online, entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas de forma presencial e pesquisa documental. Os dados, coletados no ano de 2020, foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados permitiram uma reflexão importante sobre inovações pedagógicas, mídias e Educação 4.0, a partir do apontamento de que as inovações acontecem na medida em que há um processo formativo pessoal e institucional constante. Observou-se uma tendência à diminuição de aulas expositivas e ao aumento de estratégias mais colaborativas, como problematizações e projetos, incluindo diferentes tecnologias e mídias digitais, inclusive o AVA. Para o grupo pesquisado, a inovação e a gestão das práticas apresentam relação direta com as metodologias empregadas durante o processo educacional.

Biografia do Autor

Mariana Aranha de Souza, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG e Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP, do Grupo de Pesquisa Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da Universidade de Taubaté e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Ciências e Engenharia - GEPECE, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - USP. 

Stenio Augusto de Oliveira, Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté.  Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) (2000) e  Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (2006). Atualmente é professor/instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras. 

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Souza, M. A. de, & Oliveira, S. A. de. (2022). INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E CONCEITOS DA EDUCAÇÃO 4.0: Um estudo em instituições militares no Brasil. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 74–94. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.712