INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E CONCEITOS DA EDUCAÇÃO 4.0
Um estudo em instituições militares no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.712Palavras-chave:
Inovação Pedagógica, Educação 4.0, Mídias, Exército Brasileiro, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo tem por objetivo compreender se há elementos constituintes de inovações pedagógicas relacionadas à Educação 4.0 nas Escolas Militares e, em havendo, como isso ocorre. De natureza quali-quantitativa, esta pesquisa tem como participantes 288 professores, sendo 39 da AMAN e 249 dos Colégios Militares do Brasil. Tem-se como instrumentos de coleta de dados um questionário online, elaborado na plataforma Google Forms, que foi enviado para os docentes de forma online, entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas de forma presencial e pesquisa documental. Os dados, coletados no ano de 2020, foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados permitiram uma reflexão importante sobre inovações pedagógicas, mídias e Educação 4.0, a partir do apontamento de que as inovações acontecem na medida em que há um processo formativo pessoal e institucional constante. Observou-se uma tendência à diminuição de aulas expositivas e ao aumento de estratégias mais colaborativas, como problematizações e projetos, incluindo diferentes tecnologias e mídias digitais, inclusive o AVA. Para o grupo pesquisado, a inovação e a gestão das práticas apresentam relação direta com as metodologias empregadas durante o processo educacional.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Formando professores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Almeida, F. J. (coord). Educação à distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem: Projeto NAVE. São Paulo: [s.n.], 2001.
BRASIL. Comandante do Exército. PORTARIA Nº 1.507, de 15 de dezembro de 2014. Plano Estratégico do Exército 2016-2019, integrante da Sistemática de Planejamento Estratégico do Exército e dá outras providências. Brasília, 2014.
BRASIL. Estado Maior do Exército. PORTARIA Nº 341-EME, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015. Diretriz de Educação e Cultura do Exército Brasileiro 2016-2022. Brasília, 2015.
BRASIL. Ministério do Exército. Estado Maior do Exército. A política educacional para o Exército Brasileiro: ano 2000: fundamentos. Brasília, [s.d.]. Disponível em: http://www.decex.eb.mil.br/port_/leg_ensino/8_outras/a_memoria_moderniz_ensino/ 3_politica_educacionalparaano2000_1994.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
BRASIL. Ministério do Exército. Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. Projeto Pedagógico do Sistema Colégio Militar do Brasil: 2019. Disponível em: http://www.depa.eb.mil.br/images/legislacao/Projeto_Pedagogico_2019_versao_SCMB.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
BRASIL. Ministério do Exército. Portaria nº 042, de 6 de fevereiro de 2008: aprova o Regulamento dos Colégios Militares (R-69) e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.cmsm.eb.mil.br/phocadownload/legislacao/regulamentos/03_Portaria_042_R69- 2008.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
BRITO, A. C. U. John Dewey: caminhos para a inovação na educação.
Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 2, n. 3, n. esp., p. 50-58, ago./dez. 2011.
CAMPOS, F. R.; BLIKSTIEN, P. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.
CARDOSO, A. P. As atitudes dos professores e a inovação pedagógica. Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal, 60, ano 26, n.1, p. 85- 99, 1992.
CARDOSO, A. P. A educação face às exigências inovadoras do presente. Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal, 60, ano 27, n. 2, p. 221-232, 1993.
CARVALHO NETO, C. Z. Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência. São Paulo: Laborciência, 2018.
CHRISTENSEN, C. M.; BOWER J. L. disruptive technologies: catching the wave. Havard Business Review, jan./feb, 1995. Disponível em: https://hbr.org/1995/01/disruptive-technologies-catching-the-wave?cm_sp=topics-_-links-_-read%20these%20first. Acesso em: 12 maio 2019.
FERGUSON, R. Innovating Pedagogy 2019. Open university Innovation Report 7, 2019. Disponível em: https://iet.open.ac.uk/file/innovating-pedagogy-2019.pdf. Acesso em: 05 jun. 2019.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HUSSIN, A. A. Education 4.0 made simple: ideas for teaching. International Journal of Education and Literacy Studies, v. 6, n 3, p.92-98, jul. 2018.
JESCHKE, S.; HEINZE, U. Higher Education 4.0: trends and future. Perspectives for Teaching and Learning , 2014. Disponível em: https://www.researchgate .net/publication/284717997_Higher_Education_40_-_Trends_and_Future_Perspectives_for_Teaching_and_Learning. Acesso em: 18 abr. 2019.
ROGERS, C. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.