Acessibilidade em espaços públicos

Um estudo de caso em estádio de futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.807

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Pessoas com deficiência, Espaço urbano, Espaços públicos; Lazer.

Resumo

A acessibilidade nos espaços públicos é um direito fundamental para todos os indivíduos, principalmente para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No entanto, ainda existem muitos locais que não atendem aos critérios mínimos de acessibilidade exigidos por normas e leis que defendem a inclusão social. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar as condições de acessibilidade de um estádio de futebol, localizado no Sul de Minas Gerais. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica para embasar teoricamente o estudo e fornecer um panorama abrangente sobre o tema. Realizou-se uma visita técnica juntamente com o registro fotográfico e a aplicação de um questionário para as pessoas que frequentam o estádio, a fim de avaliar as condições de acessibilidade do local. A análise dos dados coletados permitiu constatar que o espaço carece de acessibilidade, principalmente para pessoas com deficiência visual, pois o local não dispõe de pisos táteis que auxiliam essas pessoas no deslocamento.

Biografia do Autor

Jaqueslei Delfino de Oliveira, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2019). Especialização em Engenharia de Estruturas pela mesma instituição de ensino (2021). Experiência na área de Engenharia Civil, desde a execução de serviços de atendimento ao cliente até o pós-vendas de projetos de arquitetura, estruturais, elétricos, hidráulicos, laudos técnicos, prevenção e combate de incêndio e pânico. Apresenta habilidades em apresentação e compatibilização de projetos, administração de pessoal, elaboração de orçamentos, acompanhamento e execução de obras, com elevada aptidão em apresentações em ambientes profissionais. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do UNIS-MG pesquisando acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Gladis Camarini, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT - Diplôme de Recherche de l'INSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG, e coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Professora e pesquisadora voluntária do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, da Unicamp (SAE, FAEPEX, PIBIC). Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Arquitetura, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, concretos e reciclagem de materiais. Atua também em gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento sustentável e economia circular e reaproveitamento de resíduos industriais e de construção.

Luiz Carlos Vieira Guedes, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutorado em Educação pela UNIMEP(2016). Mestrado em Biotecnologia pela Universidade do Vale do Rio Verde (2006). Pos graduação em Gestão Empresarial, em Docência em Ensino Superior a Distância, em Química, Metodologias Ativas. Graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1992) e Pedagogia (2019) e Processos Gerenciais (2021), Administração (2022) no Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente está como presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos. Professor nos cursos de Engenharia e Mestrado do Grupo Unis. Participa do colegiado dos cursos de Engenharia e Produção, Mecânica, Civil, Engenharia Agronômica e Mestrado em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas.

Referências

ALMEIDA, A. S.; GONÇALVES, R. B. Inclusão social e suas abordagens na Ciência da Informação: análise da produção científica em periódicos da área de Ciência da Informação no período de 2001 a 2010. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p. 239-264, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 16537/2016: Acessibilidade - Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 9050/2020: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020.

ARAÚJO, R. S.; FERREIRA, A. C. B.; TEIXEIRA, M. S. S.; MARTINS, R. C. ACESSIBILIDADE URBANA NA ZONA CENTRO HISTÓRICA (ZCH) DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ. Humanas Sociais & Aplicadas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 25, p. 1 – 13, 2019.

ARAUJO SILVA, D., & LOBODA, C. R. Instrumentos de acessibilidade: uma análise sobre as rampas de acesso na cidade de Ituiutaba–MG. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 2, n. 9, 2014.

BATISTEL, J.; CARVALHO, H. A. Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em centros esportivos–estudo de caso. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 12279-12294, 2021.

CASTRO, M. J. R., & DE OLIVEIRA BRASIL, M. V. Acessibilidade informacional para pessoas com deficiência visual em uma biblioteca universitária. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 12, n. 1, p. 104-124, 2021.

DIAS, D. M. S.; NONATO, D. N.; RAIOL, R. W. G.; Interação entre acessibilidade urbanística e direito à cidade: uma aproximação possível e adequada à possibilidade de inclusão social das pessoas com deficiência. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 7, n. 2, p. 149, 2017.

EVANGELO, L. S. Avaliação da acessibilidade e mobilidade arquitetônica em escolas de ensino fundamental de Viçosa – MG. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Viçosa, MG, 2014.

GOMES, L.; EMMEL, M. L. G. Analysis of curriculum content about accessibility and universal design in undergraduate architecture and occupational therapy programs in Brazil. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, p. 164-186, 2020.

GUGLIELMI, R. I. S.; SANTOS, S. R.; RODRIGUES, M. A. F.: FREITAS, L. D. S. B.; ROSSETI, W.; FEITOSA, W. R. Acessibilidade e Mobilidade Urbana nas Principais Cidades Inteligentes Brasileiras, Revista Acadêmica - Ensino de Ciências e Tecnologias IFSP – Campus Cubatão, São Paulo, v.1, n. 9, p. 33 – 49, 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Pessoas com deficiência 2022. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro. 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102013. Acesso em 07 de novembro de 2023.

KLEIN, P.; GRIGOLETTI, G. de C. A percepção de pessoas com deficiência e idosos sobre a acessibilidade: estudo no Parque João Goulart, RS. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 12, p. e021024-e021024, 2021.

MACHADO, A. P. F.; MEDEIROS, D. P. O DESIGN DE SINALIZAÇÃO AUXILIANDO NA MOBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO TRANSPORTE PÚBLICO. Revista Vincci - Periódico Científico do UniSATC, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 48–80, 2019.

MEYS, E., HERMANS, K., & MAES, B. Using an ecological approach to grasp the complexity of social inclusion around a person with a disability. Disability and Health Journal, v. 14, n. 4, p. 101152, 2021.

MIRANDA, G. H. F.; NERIS, J. D. R.; SILVA, L. L.; SILVA, W. M.; SANTOS, M. B. Diretrizes para Regulamentação de Áreas para Estacionamento em Vias Públicas da Cidade de Tucuruí. Anais do 32º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte, ANPET, Gramado-RS, p. 3129-3159, 2018.

PIVETTA, L.M., PONTE, A.S., ANVERSA, A.C., & DELBONI, M.C.C. Acessibilidade para pessoas com deficiência física em locais de lazer. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 3, pág. e15932331-e15932331, 2020.

OLIVEIRA, J. P., FRANZEN, L. I., & VARELLA, B. G. Acessibilidade como critério de qualidade do espaço turístico: estudo de caso da área central de Balneário Camboriú-SC. Turismo-Visão e Ação, v. 18, n. 3, p. 660-689, 2016.

MINISTÉRIO DO ESPORTE. Guia de Recomendações de Parâmetros e Dimensionamentos para Segurança e Conforto em Estádios de Futebol. Disponível em:<http://arquivo.esporte.gov.br/arquivos/ascom/publicacoes/Guia%20de%20Recomendaes%20de%20Parmetros%20e%20Dimensionamentos%20para%20Segurana%20e%20Conforto%20em%20Estdios%20de%20Futebol.pdf >. Acesso em: 24 de agosto de 2023, v. 11, 2016.

SPINIELI, A. P.; SOUZA, L. P. Pessoas com deficiência e o direito à cidade: pensando a acessibilidade urbana. Anuario de Derecho Constitucional Latinoamericano, Bogotá, v. 1, n.1, p. 501 – 517, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Oliveira, J. D. de, Camarini, G., & Guedes, L. C. V. . (2023). Acessibilidade em espaços públicos: Um estudo de caso em estádio de futebol. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 38–51. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.807