O que os formadores de professores representam por inovação pedagógica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.817

Palavras-chave:

Professores de Pedagogia, Trabalho docente, Inovação pedagógica

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais que professores da graduação em Pedagogia constroem sobre inovação pedagógica. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa, alinhada à Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012), que contou com a participação de 23 docentes de Pedagogia. Para a coleta dos dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas segundo a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicam que as representações se objetivam em “tecnologias”, “metodologias ativas” e “melhoria pedagógica” e se ancoram no quadro histórico da Educação Brasileira.

Biografia do Autor

Silvio Duarte Domingos, Universidade Estácio de Sá, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em andamento em Políticas Públicas em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutorado e Mestrado em Educação, com ênfase na Teoria das Representações Sociais, pela UNESA. Especialização em Design de Moda pelo Centro da Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, graduação em Design Moda e graduação em Letras- Língua Portuguesa e Literatura, pela UNESA. É pesquisador e professor titular 3 na UNESA. É professor na Fundação Getúlio Vargas - FGV. É bolsista do Programa Pesquisa Produtividade na UNESA. Atua nas Áreas das Licenciaturas, Economia Criativa e Engenharias. Tem interesse nos temas: Inovação, Teoria das Representações Sociais e Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, inscrito como pesquisador do GPTEC no CNPQ.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá e Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Referências

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. Saberes da docência: definindo pistas para inovar as práticas pedagógicas. Revista de Educação PUC-Campinas, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 215-227, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 7ª ed., 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis:Editora Vozes, 2015.

JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As Representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.

MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e o seu público. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LÜDKE, Menga; IVENICKI, Ana. Teoria e prática na formação de professores: Brasil, Escócia e Inglaterra. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 579-597, 2022.

QUINTANILHA, Luiz Fernando. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educação em revista, Curitiba, n. 65, p. 249-263, 2017.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, 2003.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas. Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

XAVIER, Libânia Nacif. O Manifesto dos pioneiros da educação nova como divisor de águas na história da educação brasileira. In: XAVIER, Maria do Carmo (org.). Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

WAGNER, Flávia; CUNHA, Maria Isabel da. Oito assertivas de inovação pedagógica na educação superior. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 27-41, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Domingos, S. D. ., & Chamon, E. M. Q. de O. . (2023). O que os formadores de professores representam por inovação pedagógica? . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(2), 31–37. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i2.817