AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID-FIC / UNIS SUBPROJETO PEDAGOGIA DESENVOLVIDASNA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VIEIRA
contribuições na formação do pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v17i17.83Palavras-chave:
PIBID, Práticas Pedagógicas, Formação do Professor ReflexivoResumo
Este trabalho apresenta os resultados sobre algumas atividades do PIBID-FIC/UNIS Subprojeto Pedagogia desenvolvidona Escola Estadual Coronel Vieira-Cataguases/MG, que tem como objetivo evidenciar a contribuição do mesmo na formação do pedagogo.Durante os dois anos do Subprojeto Pedagogia, foram planejadas, elaboradas e desenvolvidas várias atividades, cujo foco principalfoi a alfabetizaçãoe letramento. Os dados utilizadospara análisenesse artigoforam extraídos de apenas algumas atividades(dinâmicas, avaliação diagnóstica, contação de história e jogos pedagógicos)bem como derelatos das vivências apresentados pelos bolsistas de iniciaçãoàdocência, supervisores e coordenadores de área e institucional apresentados em quatro seminários do PIBID-FIC/UNISCataguases e nas reuniões quinzenais. Deve-se destacar que o lúdico permeou todas as atividades desenvolvidas, promovendo a participação das crianças nas atividades propostas, o que permitiu o trabalhocom os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma prazerosa,incentivando o gosto pela literatura infantil e o desenvolvimentoda escrita e a oralidade, valorizando a infância e a imaginação. Dessa forma,pode-se evidenciar a contribuição do PIBID naformação do pedagogo, pois além dosestudos e as orientações para planejar e elaborar as atividades e os materiais didáticos pedagógicos,o Projeto oportunizou aos bolsistas de iniciação à docência a possibilidade real e efetiva de reflexão sobre suas práticas juntamente com pessoas mais experientes. Certamente o PIBID se constitui num importante marco regulatório e estratégico de política pública que contribui efetivamente para a formaçãodo pedagogo e consequentementeparao enfrentamento da questão da melhoria do ensino nas escolas públicas.