AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID-FIC / UNIS SUBPROJETO PEDAGOGIA DESENVOLVIDASNA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VIEIRA

contribuições na formação do pedagogo

Autores

  • Polyana Moroni Ferreira Gonçalves
  • Georgina M. Faria Mucci
  • Elizabete Ramalho Procópio
  • Mágda Aparecida Mazini de Almeida
  • Altamiro Lacerda de Almeida Junior

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v17i17.83

Palavras-chave:

PIBID, Práticas Pedagógicas, Formação do Professor Reflexivo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados sobre algumas atividades do PIBID-FIC/UNIS Subprojeto Pedagogia desenvolvidona Escola Estadual Coronel Vieira-Cataguases/MG, que tem como objetivo evidenciar a contribuição do mesmo na formação do pedagogo.Durante os dois anos do Subprojeto Pedagogia, foram planejadas, elaboradas e desenvolvidas várias atividades, cujo foco principalfoi a alfabetizaçãoe letramento. Os dados utilizadospara análisenesse artigoforam extraídos de apenas algumas atividades(dinâmicas, avaliação diagnóstica, contação de história e jogos pedagógicos)bem como derelatos das vivências apresentados pelos bolsistas de iniciaçãoàdocência, supervisores e coordenadores de área e institucional apresentados em quatro seminários do PIBID-FIC/UNISCataguases e nas reuniões quinzenais. Deve-se destacar que o lúdico permeou todas as atividades desenvolvidas, promovendo a participação das crianças nas atividades propostas, o que permitiu o trabalhocom os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma prazerosa,incentivando o gosto pela literatura infantil e o desenvolvimentoda escrita e a oralidade, valorizando a infância e a imaginação. Dessa forma,pode-se evidenciar a contribuição do PIBID naformação do pedagogo, pois além dosestudos e as orientações para planejar e elaborar as atividades e os materiais didáticos pedagógicos,o Projeto oportunizou aos bolsistas de iniciação à docência a possibilidade real e efetiva de reflexão sobre suas práticas juntamente com pessoas mais experientes. Certamente o PIBID se constitui num importante marco regulatório e estratégico de política pública que contribui efetivamente para a formaçãodo pedagogo e consequentementeparao enfrentamento da questão da melhoria do ensino nas escolas públicas.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Gonçalves, P. M. F., Mucci, G. M. F., Procópio, E. R., de Almeida, M. A. M., & Junior, A. L. de A. (2019). AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID-FIC / UNIS SUBPROJETO PEDAGOGIA DESENVOLVIDASNA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VIEIRA: contribuições na formação do pedagogo. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 17(17), 161–174. https://doi.org/10.33836/interacao.v17i17.83