DESAFIOS DO ENSINAR

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES VETERANOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Felipe Flausino de Oliveira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Laelia Carmelita Portela Moreira Universidade Estácio de Sá – UNESA

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.826

Palavras-chave:

Prática docente, vivência profissional, metodologias de ensino, ensino superior

Resumo

A prática docente é um processo que se constrói no tempo e se estrutura em vivências e formações pertinentes ao ensino e à aprendizagem. Objetiva-se neste estudo analisar os desafios do processo de ensino a partir das experiências relatadas por docentes veteranos (que possuem mais de 7 anos de profissão) em uma instituição de ensino superior do Sul de Minas. A metodologia utilizada abarcou a aplicação de uma entrevista semiestruturada e a partir das respostas obtidas aplicou o software IRaMuTeQ que designou 3 classes de análise sobre as quais se contribuíram a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a importância da questão formativa profissional, nem sempre apenas na área pedagógica, os desafios de ensino para as gerações atuais, bem como o uso de ferramentas tecnológicas e de metodologias ativas de aprendizagem no cotidiano docente. Soma-se a isso, que o tempo ajudou aos entrevistados um maior amadurecimento e melhor relacionamento entre teoria e prática em suas áreas.

Biografia do Autor

Laelia Carmelita Portela Moreira, Universidade Estácio de Sá – UNESA

Pós-doutorado concluído em 2019. Pesquisa: "Descrição, Análise e Compreensão em Teses da área da Educação sobre o Prouni", desenvolvida sob a supervisão do prof. Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/IESAE/FGV - RJ.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

CAVACO, M.H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2014. p. 155-191.

ESTRELA, M.T. Velhas e novas profissionalidades, velhos e novos profissionalismos: tensões, paradoxos, progressos e retrocessos. Investigar em Educação, Lisboa – Portugal, II ª Série, Nº 2, 2014, p. 5-30.

GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2014. p. 63-92.

GORZONI, S.P.; DAVIS, C. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p. 1396-1413, out./dez. 2017.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vida de professores. 2 ed. Portugal: Porto Ed, p. 31-61, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. São Paulo: Cad. Pesq. n.99, p. 5-15, novembro de 1996.

MAZZOTI, A.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2 ed. São Paulo: Thompson, 2002.

PERRENOUD, P. et al. (Org.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SILVA, J.C.S da. Docência no ensino superior em comunicação social: do mercado para sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2018. 52 f.

STROHER, J. N.; HENCKES, S. B. R.; GEWEHR, D.; STROHSCHOEN, A. A. G. Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas. Revista Thema, v. 15, nº 2, p. 734–747, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/891. Acesso em: 11 nov. 2022.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Flausino de Oliveira, F., & Carmelita Portela Moreira, L. (2024). DESAFIOS DO ENSINAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES VETERANOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Mythos, 21(1), 30–47. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.826

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.