DESAFIOS DO ENSINAR
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COM DOCENTES VETERANOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.826Palavras-chave:
Prática docente, vivência profissional, metodologias de ensino, ensino superiorResumo
A prática docente é um processo que se constrói no tempo e se estrutura em vivências e formações pertinentes ao ensino e à aprendizagem. Objetiva-se neste estudo analisar os desafios do processo de ensino a partir das experiências relatadas por docentes veteranos (que possuem mais de 7 anos de profissão) em uma instituição de ensino superior do Sul de Minas. A metodologia utilizada abarcou a aplicação de uma entrevista semiestruturada e a partir das respostas obtidas aplicou o software IRaMuTeQ que designou 3 classes de análise sobre as quais se contribuíram a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a importância da questão formativa profissional, nem sempre apenas na área pedagógica, os desafios de ensino para as gerações atuais, bem como o uso de ferramentas tecnológicas e de metodologias ativas de aprendizagem no cotidiano docente. Soma-se a isso, que o tempo ajudou aos entrevistados um maior amadurecimento e melhor relacionamento entre teoria e prática em suas áreas.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
CAVACO, M.H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2014. p. 155-191.
ESTRELA, M.T. Velhas e novas profissionalidades, velhos e novos profissionalismos: tensões, paradoxos, progressos e retrocessos. Investigar em Educação, Lisboa – Portugal, II ª Série, Nº 2, 2014, p. 5-30.
GIMENO SACRISTÁN, J. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2014. p. 63-92.
GORZONI, S.P.; DAVIS, C. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p. 1396-1413, out./dez. 2017.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vida de professores. 2 ed. Portugal: Porto Ed, p. 31-61, 2000.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. São Paulo: Cad. Pesq. n.99, p. 5-15, novembro de 1996.
MAZZOTI, A.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2 ed. São Paulo: Thompson, 2002.
PERRENOUD, P. et al. (Org.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SILVA, J.C.S da. Docência no ensino superior em comunicação social: do mercado para sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2018. 52 f.
STROHER, J. N.; HENCKES, S. B. R.; GEWEHR, D.; STROHSCHOEN, A. A. G. Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas. Revista Thema, v. 15, nº 2, p. 734–747, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/891. Acesso em: 11 nov. 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.