BAÚ DAS EMOÇÕES

DESCOBRINDO AS EMOÇÕES NA INFÂNCIA

Autores

  • Élita Cristina Gabriel Silva Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Ernani de Souza Guimarães Júnior Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Pamela Alves Calisto Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.917

Palavras-chave:

Emoções, Inteligência Emocional, Educação Infantil

Resumo

O desenvolvimento das habilidades emocionais é de grande importância ser apresentado ainda na infância, para que se a pessoa se torne um adulto empático, com relações verdadeiramente saudáveis e dotado da Inteligência Emocional. Diante de tal importância, é relevante que a escola inclua o tema em suas práticas, abordando a questão das emoções junto aos alunos desde suas fases iniciais. O objetivo deste trabalho é descrever o projeto Baú das Emoções, demonstrando que as emoções fazem parte do universo infantil e que as crianças precisam aprender sobre essas emoções, para saber nomeá-las e falar sobre elas, adquirindo desde cedo habilidades socioemocionais. A metodologia empregada foi um estudo de caso realizado com crianças de 5 anos em uma escola municipal de Varginha. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica. Após a aplicação do projeto as crianças mostraram-se capazes de nomear as emoções, falar sobre o que elas sentem, compartilham com os professores e colegas os sentimentos e emoções. O projeto mostrou-se significativo na vida das crianças e de suas famílias, o que se tornou nítido em suas falas e expressões.

Biografia do Autor

Élita Cristina Gabriel Silva, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Graduando em psicologia, Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG, Varginha, MG, Brasil e bolsista pela FAPEMIG.

Ernani de Souza Guimarães Júnior, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutorando DAE, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Pamela Alves Calisto, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Graduando em psicologia, Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG,  Varginha, MG, Brasil.

Referências

ABED, A. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: UNESCO/MEC, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf > Acesso em 04 de nov de 2022.

CAMINHA, R.; CAMINHA, M; DUTRA, C. A prática cognitiva na infância e na adolescência. Rio Grande do Sul: Sinopsys Editora, 2016.

CASEL. Advancing Socila and Emocional Learning. In: Casel. Fundamentals of SEL. Chicago, (2020) Disponível em: https://casel.org/fundamentals-of-sel/. Acesso em: 22 fev. 2024.

DAMÁSIO, A. EMOÇÃO ou sentimento? Mental ou comportamental? Fronteiras do Pensamento, Dez, 2015. Fronteiras do Pensamento. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/emocao-ou-sentimento-mental-ou-comportamental-antonio-damasio-explica-a-organizacao-afetiva-humana#:~:text=Ant%C3%B3nio%20Dam%C3%A1sio%3A%20A%20emo%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,que%20se%20passa%20na%20mente . Acesso em: 20 out. 2022.

DWECK, C. S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

GONDIM S. M. (org.). Manual de orientação e autodesenvolvimento emocional: reconhecendo, compreendendo e lidando com as emoções no dia a dia. 1. ed. São Paulo: Vetor Editora, 2020.

GOTTMAN, J.; DECLAIRE, J. (1997). Inteligência Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos (24ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Objetiva.

FÓZ, A.; MARQUES, A. Educação emocional para professores: conhecendo as emoções para ensinar e aprender melhor. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2023.

LIMA , S, O. et. al. Prevalência da Depressão nos Acadêmicos da Área de Saúde. Psicologia, Ciência e Profissão, Sergipe, Brasil, v. 39, n. 187530, p. 1-14, 20 dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/i/2019.v39. Acesso em: 02 nov. 2022.

LINS, M.; NEUFELD, C. Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. Rio Grande do Sul: Sinopsys Editora, 2021.

MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 25 out. 2022.

MARTINS, J. C. C. Soft Skills: Conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos. 1 ed. Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimidia Ltda. 2017.

RILTON, J. Comunicação Emocional - a arte da empatia. São Paulo: Editora Unità, 2019.

SOUSA, A. S. de et al. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e Fundamentos. Fucamp, [s. l], v. 43, n. 20, p. 64-83, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336/1441. Acesso em: 12 nov. 2022.

VALE, V. Do tecer ao remendar: os fios da competência sócio-emocional. Exedra: Revista Científica, Brasil, v. 2, p. 129-146, 29 nov. 2009. Disponível em: http://exedra.esec.pt/?p=77. Acesso em: 01 nov. 2022.

VALENTE, M. N.; MONTEIRO, A. P. Inteligência Emocional em Contexto Escolar. Revista Eletrônica de Educação e Psicologia, v. 7, p, 1-11, set. 2016. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/315037489_Inteligencia_Emocional_em_Contexto_Escolar. Acesso em 05 nov. 2022.

VIANA, J. Estudo de caso: o que é, exemplos e como desenvolver. 2021. Disponível em: https://keeps.com.br/estudo-de-caso-o-que-e-exemplos-e-como-desenvolver/. Acesso em: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

Silva, Élita C. G. ., Guimarães Júnior, E. de S., & Calisto, P. A. (2024). BAÚ DAS EMOÇÕES: DESCOBRINDO AS EMOÇÕES NA INFÂNCIA. Revista Mythos, 21(2), 114–128. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.917

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.