A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA POSITIVA NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DE SUCESSO NA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO NOS CONTEXTOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

Autores/as

Palabras clave:

Autoestima, Autoeficácia, Locus de Controle, Mindfulness, Mercado de trabalho

Resumen

O estudo é de natureza quantitativa. Participaram do estudo 484 estudantes universitários do estado do Rio de Janeiro, sendo 407 mulheres, com idade variando de 17 a 59 anos (média igual a 25,47 anos, desvio padrão de 8,99 anos) de diferentes cursos de graduação pertencentes a universidades públicas (42,20%) e privadas (57,80%) do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas análises de estatística descritiva e Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória com suporte dos softwares SPSS e AMOS. Os principais resultados e conclusões do estudo são que as variáveis relacionadas a Psicologia Positiva influenciam positivamente a perspectiva de sucesso na inserção no mercado de trabalho dos estudantes e que estudantes de universidades privadas apresentaram melhores indicadores de autoestima, autoeficácia, locus de controle internalidade, mindfulness e perspectiva de sucesso na inserção no mercado de trabalho quando comparados com estudantes de universidades públicas. Os resultados do estudo indicam a importância de a Psicologia Positiva ser considerada nos contextos de formação.

Biografía del autor/a

de Oliveira Fleury, Centro Universitário Augusto Motta UNISUAM - Brasil

PhD in Psychology from the Federal University of Rio de Janeiro
UNISUAM – Centro Universitário Augusto Motta, luis.fleury@unisuam.edu.br

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

Felipe , L. (2024). A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA POSITIVA NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DE SUCESSO NA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO NOS CONTEXTOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 9(1), 62–83. Recuperado a partir de https://periodicos.unis.edu.br/acinnet/article/view/855