BREVE COMENTÁRIO ACERCA DA PEC 16/21: POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA

Autores/as

  • Barros Avelino Centro Universitário UniBH - Brasil
  • Leite Couto Centro Universitário UniBH - Brasil

Palabras clave:

nacionalidade, direitos humanos, constituição federal

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar a PEC 16/21, que altera a redação do art. 12 da Constituição Federal Brasileira à luz da legislação nacional e internacional a respeito do instituto jurídico da nacionalidade, ao problematizar os possíveis impactos desta alteração para os brasileiros que, de forma voluntária, se submetam ao processo de aquisição de nova nacionalidade. Visa também contribuir para estudos futuros e para a ampliação das discussões sobre o tema da dupla nacionalidade de brasileiros no campo do conhecimento jurídico, político e social. A metodologia utilizada foi a hipotética - dedutiva embasada no referencial teórico obtido através de pesquisa bibliográfica, legislação pátria, convenções das quais o Brasil é signatário e produção científica a respeito do tema.

Biografía del autor/a

Barros Avelino, Centro Universitário UniBH - Brasil

Mestre em Sociologia pelo IESP-UERJ e graduanda em Direito pelo UNIBH – Estoril, cintiabarros@outlook.com

Leite Couto, Centro Universitário UniBH - Brasil

Mestre em Proteção dos Direitos Fundamentais, Especialista em Direito Notarial e Registral, Especialista em Direito Processual pela PUC-MG e Graduada em Direito pela UNIMONTES. Titular do Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida da Comarca de Cristina/Maria da Fé, MG, aprovada no 1º concurso de Cartórios do Estado de Minas Gerais (2002).

Publicado

2024-05-29

Cómo citar

L. , C., & Marília. (2024). BREVE COMENTÁRIO ACERCA DA PEC 16/21: POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 9(1), 84–100. Recuperado a partir de https://periodicos.unis.edu.br/acinnet/article/view/857