AVALIAÇÃO FORMATIVA RELACIONADA AO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS – LPI
Palavras-chave:
Mediação da Aprendizagem, Protagonismo, Mentoria, Avaliação FormativaResumo
Tempos atuais também têm sido marcados por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Aderentes a tais mudanças, refinamentos de teorias relacionadas às salas de aulas têm demonstrado que diversificações dos ambientes e das interações, quando associadas a experiências imersivas, tendem a contribuir com o desenvolvimento de habilidades, propósitos e atitudes. Nesse contexto, adequações dos processos de formação universitária devem ser considerados urgentes, repensando aspectos conteudistas atrelados à formação de indivíduos, cidadãos e futuros profissionais, para a contemporaneidade. Associando-se ao contexto, o Laboratório de Práticas Integradas – LPI, se reforça enquanto unidade curricular articuladora de competências fundamentais para o percurso formativo de alunos do ensino superior, em cursos de engenharia, nas IES do Grupo Anima Educação. Considerando a tríade que se compõe por planejamento, execução e avaliação, o presente estudo se desenvolve na busca por evidências da avaliação formativa, enquanto potencializadora da formação integral dos alunos engenharia. Apresentando breve histórico de implementação do LPI, atrela-se o registro de depoimentos e impressões, de alunos e mentores, no sentido proposto. Reforça-se a importância da participação do corpo docente em programas de capacitação contínua, visando à progressão de seus desenvolvimentos, tal qual ocorre com as professoras e professores do Grupo Anima, em sentido de formação mentora, fortalecendo propósitos formativos e de aprendizagem.