LIÇÕES DA PANDEMIA A PARTIR DO CONCEITO DE AUTONOMIA DE PAULO FREIRE

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire, Autonomia, Ensino remoto, Pandemia

Resumo

Devido à pandemia do Coronavírus, o ensino à distância é uma realidade que traz reflexões acerca da aprendizagem em si. Diante disso, objetiva-se analisar a educação na modalidade remota, implantada pelo governo do Estado de Minas Gerais; quando, então, pondera-se a autonomia do corpo discente com base nessa metodologia inovadora. Nesse sentido, a metodologia utilizada será a análise do documento oficial que detalha a proposta governamental, além de algumas reportagens exibidas em jornais on-line e nos meios televisivos, no período de maio do ano de 2020 a março de 2021. Nessa perspectiva, resultados apontam que a maioria dos alunos se encontram em situação de heteronomia por apresentarem dificuldades quanto à apropriação do conhecimento; e, ainda, deve-se atentar para a questão do processo de aprendizagem superficial e massificador. Sendo, pois, todos esses aspectos que, de certa forma, dificultam o comprometimento político para com a comunidade em busca de uma práxis transformadora.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Richartz, T. (2021). LIÇÕES DA PANDEMIA A PARTIR DO CONCEITO DE AUTONOMIA DE PAULO FREIRE. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 7(1), 91–100. Recuperado de https://periodicos.unis.edu.br/acinnet/article/view/627

Edição

Seção

Artigos