ENTRENAMIENTO DE HABILIDADES SOCIALES CON NIÑOS DE ESCUELA PRIMARIA
Palavras-chave:
Habilidades sociales, ansiedad, depresión, niñosResumo
A infância é uma fase de desafios, pois é caracterizada pelo período de desenvolvimento integral. A presença de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, compromete esse desenvolvimento, desencadeando adversidades emocionais que nem sempre as crianças estão preparadas para o enfrentamento. O objetivo deste estudo foi verificar se a aquisição de habilidades sociais através de um Treinamento poderia diminuir os indicadores de sofrimento psíquico. O estudo foi de natureza quase experimental, longitudinal com pré e pós teste e comparação de grupos. Os instrumentos utilizados foram o Sistema de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças, Escala Spence de Ansiedade Infantil e Inventário de Depressão Infantil. Foram conduzidos testes de Mann-Whitney para amostras independentes entre os grupos antes e depois da intervenção. Para verificar se a intervenção gerou algum efeito, um teste de diferença de grupos de medidas repetidas foi conduzido por meio do teste Wilcoxon. Foi ainda utilizado o Método JT para avaliar o impacto da intervenção por meio das mudanças individuais. Conclui-se que, nas análises individuais, a intervenção foi efetiva para aquisição e ampliação do repertório de habilidades sociais. As contribuições reforçam os ganhos que crianças podem ter ao participarem de um Treinamento de Habilidades Sociais.