ENTRENAMIENTO DE HABILIDADES SOCIALES CON NIÑOS DE ESCUELA PRIMARIA

Autores

Palavras-chave:

Habilidades sociales, ansiedad, depresión, niños

Resumo

A infância é uma fase de desafios, pois é caracterizada pelo período de desenvolvimento integral. A presença de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, compromete esse desenvolvimento, desencadeando adversidades emocionais que nem sempre as crianças estão preparadas para o enfrentamento. O objetivo deste estudo foi verificar se a aquisição de habilidades sociais através de um Treinamento poderia diminuir os indicadores de sofrimento psíquico. O estudo foi de natureza quase experimental, longitudinal com pré e pós teste e comparação de grupos. Os instrumentos utilizados foram o Sistema de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças, Escala Spence de Ansiedade Infantil e Inventário de Depressão Infantil. Foram conduzidos testes de Mann-Whitney para amostras independentes entre os grupos antes e depois da intervenção. Para verificar se a intervenção gerou algum efeito, um teste de diferença de grupos de medidas repetidas foi conduzido por meio do teste Wilcoxon. Foi ainda utilizado o Método JT para avaliar o impacto da intervenção por meio das mudanças individuais. Conclui-se que, nas análises individuais, a intervenção foi efetiva para aquisição e ampliação do repertório de habilidades sociais. As contribuições reforçam os ganhos que crianças podem ter ao participarem de um Treinamento de Habilidades Sociais.

Biografias Autor

Jaqueline de Carvalho Augusto da Hora Santos, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Brasil

Doutoranda e Mestre pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).  Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Psicóloga pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Professora da graduação na Universidade Augusto Motta (UNISUAM) e na Universidade Veiga de Almeida (UVA). psijaquelinedahorasantos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0786-2386

Adriana Benevides Soares, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Brasil

Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e pela Universidade São Francisco (USF). Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade de Paris XI, pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Pesquisadora 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Pesquisa nas áreas de Habilidades Sociais, especialmente no contexto educativo e no tema relativo à adaptação acadêmica à universidade. (https://labrelacoes.wordpress.com/). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8057-6824

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Augusto da Hora Santos, J. de C., & Benevides Soares, A. (2025). ENTRENAMIENTO DE HABILIDADES SOCIALES CON NIÑOS DE ESCUELA PRIMARIA. Acinnet - Journal, Academic Mobility and Innovation, 10(1), 269–291. Obtido de https://periodicos.unis.edu.br/acinnet/article/view/977