• ACINNET Journal
    v. 8 n. 1 (2022)

    TEMA: Empreendedorismo Social para o Desenvolvimento Sustentável
    O empreendedorismo social, uma abordagem que busca soluções criativas para os desafios sociais e ambientais, tem se mostrado um poderoso catalisador para o desenvolvimento sustentável. Nos artigos desta edição, são exploradas algumas interseções entre empreendedorismo social, educação, inovação, tecnologia, responsabilidade social e sustentabilidade, fornecendo insights valiosos sobre como as boas iniciativas podem impulsionar mudanças na sociedade.

  • ACINNET Journal
    v. 7 n. 1 (2021)

    TEMA: LA TRANSFORMACIÓN COMO ESTRATEGIA DE LAS ORGANIZACIONES HACIA LA POST PANDEMIA

    La antigua normalidad en todos los ámbitos cotidianos se vieron afectados por una crisis como la generada por la COVID 19. El significado de la palabra crisis se relaciona con oportunidad y si bien en ciertas ocasiones supusieron unas mejoras forzosas, pero positivas; en otros casos se profundizaron estudios sobre situaciones que acusaban de manera generalizada a la sociedad y que aún no habían no han sido atendidas.
    Los artículos que aparecen a continuación fueron englobados en 4 grandes áreas: ciencias empresa, tecnología y salud.

     

  • ACINNET Journal
    v. 6 n. 1 (2020)

    VI Congresso Internacional 2020
    TEMA: Competências e habilidades: Chaves e boas práticas para a transformação da universidade no século XXI

    A transformação que o mundo universitário está passando nos últimos anos, dá uma grande impressão aos espaços de debate e troca de idéias, tanto para refletir sobre o papel da universidade tradicional como sobre a adaptabilidade aos novos tempos e o horizonte que terá que considerar em seu papel principal como fonte de profissionais.

    O VI Congresso Internacional da Rede ACINNET tem como lema "Competências e habilidades: chaves e boas práticas para a transformação da universidade no século XXI". Seu objetivo é destacar os resultados das pesquisas, ações e boas práticas referentes à transformação da universidade neste novo século. Identificar situações atuais a serem melhoradas, promover aquelas que estão tendo bons resultados, desenvolver e incorporar novas idéias para garantir a qualidade educacional do futuro, serão alguns dos tópicos a serem trabalhados durante o congresso.

     

  • ACINNET Journal
    v. 5 n. 1 (2019)
    V Congresso Internacional 2019
    TEMA: Inovação acadêmica vinculada ao mundo social e produtivo em âmbito local e global

    O UniBH como membro da ACADEMIC INTERNATIONAL NETWORK – ACINNET, apresenta o quinto congresso acadêmico da rede, a ser realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil. Diante de tantos desafios globais e locais da atual sociedade contemporânea, é fundamental a fomentação de um espaço para diálogos e trocas, que permitam aprofundar o papel da universidade e da cooperação universitária frente a esses desafios. Como é possível trazer para a universidade a responsabilidade de resolver problemas reais? Quais projetos ou ações possibilitam o alcance dessa função social? O V Congresso Internacional da Rede ACINNET tem como tema Inovação acadêmica vinculada ao mundo social e produtivo em âmbito local e global, e visa criar espaços de debates e construção de conhecimentos que desvelem ações inovadoras dentro das universidades, com foco na identificação de adversidades da vida contemporânea, assim como na superação de obstáculos que imperam no cotidiano, a partir da criação de oportunidades criativas e inovadoras. Acredita-se que grande parte dos problemas não apenas se reproduzem em um contexto local, mas representam déficits de um mundo globalizado com questões conjunturais complexas e profundas. Além disso, ações locais podem reverberar globalmente, desde que se estabeleça uma rede de parcerias em prol desse objetivo.

  • ACINNET Journal
    v. 4 n. 1 (2018)
    IV Congresso Internacional 2018
    TEMA: Internacionalização, Empreendedorismo, Empregabilidade e Sustentabilidade  

    O Congresso Internacional ACINNET foi uma das primeiras grandes iniciativas organizadas pela ACADEMIC INTERNATIONAL NETWORK (ACINNET), fundada em 2014, e de que o Politécnico do Porto é membro fundador. A ACINNET é uma rede de cooperação académica e científica que pretende reforçar a as relações bilaterais entre instituições de ensino superior da América do Sul/ Latina e Europa. Conta, atualmente, com quatorze instituições e, para além de intercâmbios, dinamiza regularmente webinars, cursos online e outras atividades entre os membros.

    A organização de um congresso ACINNET tem como objetivo reunir todos os membros, realizar a Assembleia Geral, discutir estratégias e o Plano de Atividades, divulgar a rede, aumentar o número de membros e promover cooperação académica e científica entre investigadores, docentes e estudantes da rede e fora da rede.

    O Politécnico do Porto tem a honra de acolher a 4ª edição deste congresso, cuja temática, desde a primeira edição, tem sido a internacionalização e o empreendedorismo, abordados de forma bastante multidisciplinar, permitindo a partilha de perspetivas de várias áreas do saber.

    Nesta edição, e pela primeira vez, o Congresso ACINNET decorre, em paralelo com o 1º Congresso Empresarial ACINNET, que reúne vários empresários da rede, tendo duas sessões em simultâneo (na abertura e no encerramento), de forma a permitir um diálogo dinâmico e a criação de sinergias entre a academia e a rede empresarial.

  • ACINNET Journal
    v. 3 n. 1 (2017)

    III Congresso Internacional 2017
    TEMA: Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização

    Acesse a revista: https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/841

    Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização: Estes são os temas que serão abordados no III Congresso Internacional da Rede ACINNET, que aconteceu entre os dias 2 a 5 de maio de 2017. Representantes das 11 universidades que compõe a Rede estiveram presentes.

    Alunos, professores, diretoria e colaboradores participarão de uma programação intensa de palestras, apresentação de artigos científicos, festival intercultural, esportes e festa temática.

    Todas as atividades aconteceram nas dependências da Universidad Privada de Ciencias Administrativas y Tecnológicas – UCATEC, que fica em Cochabamba, Bolívia. A cidade é a terceira maior do país, com mais de 1 milhão de habitantes. Atrai muitos estrangeiros, com a melhor gastronomia da Bolívia e muitos lugares turísticos para visitar. Um deles é o “Cristo de la Concordia”, que tem mais de 40 metros de altura.

    Acesse a revista: https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/841

  • ACINNET Journal
    v. 2 n. 1 (2016)

    II Congresso Internacional 2016
    TEMA: Desenvolvimento e Inovação.

    Acesse a revista: https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/835

    A Universidade Autónoma de encarnação foi sede do II Congresso da rede de cooperação entre instituições de ensino superior ACINNET, II encontro de pesquisadores, tesistas V e VIII Encontro semana internacional de estudos de negócios. As atividades de exposições centraram-se na nova UNAE campus urbano 4 - 7 de maio, com a participação de mais de 2000 pessoas.

    O programa incluiu visitas a agroindústrias, os encontros interculturais e passeios turísticos. O congresso contou com 1872 inscritos, dos quais 200 participantes eram do exterior. O Congresso começou com a abertura oficial na quarta-feira 4, no auditório principal do UNAE e prorrogado até 7 de maio, com diversas atividades, incluindo conferências, reuniões oficiais, intercâmbio científico, festivais interculturais, atividades desportivas, passeios, excursões e visitas a empresas guiada.
    Eles foram recebidos pelas autoridades dos municípios de Encarnação e bela vista. Em relação às apresentações e documentos, Foram apresentadas duas maneiras, em primeiro lugar, 137 palestras gratuitas oferecidas em torno de vários eixos, desenvolvidos durante os dias 5 e 6 de maio.

    No congresso o encontro de pesquisadores e ii v tesistas reuniu 450 participantes em dois dias de apresentação, intercâmbio , debates sobre pontos de vistas da pesquisa de acordo com os temas propostos. Além disso foram realizados 140 trabalhos de pesquisadores e 37 alunos de pós-graduação, os quais foram apresentados no modo de comunicação oral presencial e 12 no modo de comunicação virtual assim como 25 em forma de poster.

    Acesse a revista: https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/835

  • ACINNET Journal
    v. 1 n. 1 (2015)

    I Congresso Internacional 2015
    TEMA: O mundo em suas mãos: Empreendedorismo e Inovação

    Acesse a revista: https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/829

    O Grupo Educacional Unis foi sede do I Congresso Internacional da Rede ACINNET, que ocorreu entre os dias 04 a 09 de maio de 2015. Foram aproximadamente 200 oportunidades de formação que contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas durante todos os dias do evento, com delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Estados Unidos, Portugal e Paraguai.

    De acordo com o Coordenador do Congresso, Prof. Felipe Flausino de Oliveira, o evento foi promovido pela primeira vez no âmbito dos parceiros internacionais, o que consiste em um avanço na produção e publicação de conhecimento científico, além de propiciar relações interculturais.

    “A comunidade de Varginha e região tiveram a oportunidade de conhecer pessoas dos diferentes países que formam a Rede, além de acesso a informações e conhecimentos provindos de outras realidades econômicas, sociais e políticas”, afirma. As atividades foram divididas pelos seguintes eixos: Educação, Negócios, Transversal, Engenharia, Direito, Tecnologia da Informação e Saúde.
    Houve palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, exposição de pôsteres, workshops e seminários. Essa divisão foi um diferencial para que todas as áreas do conhecimento possam ser contempladas e também contribuir com a realização do evento.

    Durante o período do congresso, ocorreu o lançamento dos periódicos da “Revista Científica Academic International Network”, que é o veículo de publicação científica dos parceiros da Rede de Cooperação. Alunos e professores tiveram a oportunidade de submeter trabalhos científicos para publicação.
    O I Congresso Internacional foi um marco para toda comunidade acadêmica, pois teve efeitos diretos na formação dos alunos, professores e convidados. Foi uma grande iniciativa em prol da construção do conhecimento.

     

    Acesse a revista: https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/829