A ATUALIDADE DOS DEZ PRINCÍPIOS DA MAFALDA DE “QUINO” PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E DA RAZÃO CRIATIVA

  • Luzia Batista De Oliveira Silva USF
  • Nilo Agostini USF
Palavras-chave: Criança, Educação, Sensibilidade, Princípios, Razão criativa

Resumo

Objetiva-se discutir nesse artigo a atualidade dos Dez princípios da Mafalda, como princípios norteadores de uma ética e uma razão criativa na infância, uma contribuição de “Quino” – Joaquín Salvador Lavado Tejón (1968) para a Educação. Esses Dez princípios são relevantes no aprendizado coletivo das crianças e no processo de sensibilização dos adultos. As críticas ao mundo do adulto são críticas de uma personagem criança, envolvida nas discussões diárias, nos problemas e dilemas dos adultos, causados por eles mesmos. Destaca-se valores como fundamentais nos dez princípios: direito à vida de criança cidadã, respeito ao ser humano e à criança e sua infância, direito ao cuidado, à inserção social, cultural e educacional, proteção, cidadania, direito para expressar criatividade e curiosidade, obter conhecimento de saberes com qualidade para garantir emancipação e autonomia, educar-se sem constrangimentos, discriminação, preconceito de classe, étnico, cultural, aprender a cultivar valores pessoais e coletivos sem imposição e sem dogmatismo. Enfim, Quino parece assinalar para uma educação que preze por uma construção de conhecimentos de modo aberto e que o despertar da curiosidade e da razão criativa sejam valorizados no processo formativo, um processo de mimesis, de troca e de revide entre as crianças e os adultos. A infância em Quino permite discutir sobre comportamentos sociais e educação ética mediante exercícios e posicionamentos críticos e criativos respaldados por uma sensibilidade e uma razão criativa, como elementos formadores e norteadores de uma educação para o pensar e para a valorização da vida.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi, revisão e tradução de novos textos de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad., apresentação e notas Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas cidades /Editora 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2009.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. Org., Michael Lowy; trad. Nélio Schneider. São Paulo Boitempo, 2013
BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas. Trad. Aldo Medeiros. Rio de Janeiro: Nau editora, 2015.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. 2. reimpressão. São Paulo: Cortez, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro, São Paulo: 2018.
GUERREIRO, Leila. Quino, o mestre da tira. Jornal El País. Disponível em: . Acesso em 20/05/2017.
SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: A história de uma amizade. Tradução de Geraldo G. de Souza, N. Norbert Zins e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1989.
TEJÓN, Joaquín Salvador Lavado (Quino). Declaracion de los direchos del niño, 1977. Disponível em: . Acesso em 20/05/2017.
MI BUENOS AIRES QUERIDO.COM. Disponível em: . Acesso em 20/05/2017.
VILELA, Pedro Rafael. Mais de 70% da violência sexual contra crianças ocorre dentro de casa. Disponível em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-05/mais-de-70-da-violencia-sexual-contra-criancas-ocorre-dentro-de>. Acesso em 06/06/2019.
Publicado
2019-08-08
Como Citar
Silva, L. B. D. O., & Agostini, N. (2019). A ATUALIDADE DOS DEZ PRINCÍPIOS DA MAFALDA DE “QUINO” PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTICA E DA RAZÃO CRIATIVA. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 21(1), 30 - 41. https://doi.org/10.33836/interacao.v21i1.198