PROGRAMAS SOCIOEDUCACIONAIS

experiência de uma empresa de concessão de rodovias

  • Celi Langhi CPS
  • Luci Mendes de Melo Bonini UMC
  • Marina Mattaraia CPS
  • Nilton Alonso CPS
Palavras-chave: Sustentabilidade, Programas socioeducacionais, Cidadania, Empresa

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as ações desenvolvidas no Programa Caminhos para a Cidadania. Esse Programa faz parte de uma ação socioducacional, integrada às práticas de sustentabilidade e responsabilidade do Grupo CCR, empresa brasileira que atua no segmento de concessão de infraestrutura. A meta do Programa é desenvolver, articular, implantar, mobilizar e coordenar projetos, ações, campanhas e iniciativas que valorizem a conscientização social nas áreas de segurança no trânsito e proteção ambiental. Além de disseminar noções de segurança no trânsito, cidadania e respeito ao meio ambiente, procura resguardar vidas, reduzir índices de acidentes e preservar o meio. Sua abrangência envolve, atualmente, a parceria com as redes públicas de 117 municípios, de quatro estados brasileiros. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com método de estudo de caso, com caráter exploratório e descritivo. Os resultados indicaram que os recursos oferecidos pelo Programa (encontros temáticos, materiais didáticos e atividades complementares) proporcionam integração do tema tranversal Educação no Trânsito, com os objetivos das disciplinas curriculares, respeitando o projeto pedagógico da escola e de série/ano, possibilitando uma interação entre diferentes realidades, habilidades e conhecimentos que, gradativamente, ligam a educação no trânsito e a educação ambiental ao planejamento escolar, de acordo com as possibilidades das cidades parceiras, dos educadores e dos interesses de seus alunos.

Referências

ARAUJO, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira; NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. Caracterização do Terceiro Setor no Brasil e sua articulação com a educação brasileira. VI Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristovão, SE/ Brasil, 20 a 22 de setembro de 2012. Disponível em: .

CABRAL-CARDOSO, Carlos. Ética e responsabilidade social. Comportamento organizacional e gestão. 21 temas e debates para o século XXI. Lisboa, Portugal, 2002.

CARROLL, A. B. Corporate Social Responsability. Business and Society. Volume 38, p. 268-295, Chicago (USA), 1999.

COMISSÃO EUROPÉIA. Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas. (Livro Verde) Bruxelas: 2001. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2004.

FARIA, Alexandre; SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras. A responsabilidade social é uma questão de estratégia? Uma abordagem crítica. RAP — RIO DE JANEIRO 42(1):07-33, JAN./FEV. 2008.

MARSHALL, Catherine; ROSSMAN, Gretchen B. Designing qualitative research. Sage publications, 2014.

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

MOLLICONE, M. M. Responsabilidade social empresarial: modismo, civismo ou demanda do mercado? 2003. Dissertação (mestrado) – UFBA, Salvador, 2003.

OLIVEIRA, Edson Marques. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios – notas introdutórias. Rev. FAE, Curitiba, v.7, n.2, p.9-18, jul./dez. 2004.

PASSADOR, Claudia Souza. A responsabilidade social no Brasil: uma questão em andamento. VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11 Oct. 2002

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Publicado
2019-10-03
Como Citar
Langhi, C., Bonini, L. M. de M., Mattaraia, M., & Alonso, N. (2019). PROGRAMAS SOCIOEDUCACIONAIS. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 21(1), 42 - 50. https://doi.org/10.33836/interacao.v21i1.259