EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO PCD

Uma discussão sobre a inclusão do PCD no trabalho

Palavras-chave: Educação Profissional, Inclusão, Pessoas com deficiência

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a inclusão social e exercício profissional do PCD. Justifica-se o interesse sobre a inclusão em educação profissional, pois há orientações legais para incluir PCD (Pessoas com Deficiência) no mercado de trabalho. Conforme a lei de cotas para pessoas com deficiência, lei nº 8213, de 1991, as proporções para empregar pessoas com deficiência variam, de acordo com a quantidade de funcionários que tem a empresa. Tem como principal objetivo identificar os marcos legais para a inclusão da pessoa com deficiência e discutir a pertinência de modelos de capacitação de tais candidatos. Pode-se refletir sobre a inclusão, quanto à responsabilidade social, pois é necessário conduzir o aprendizado de forma inclusiva, segundo às exigências do exercício profissional.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira de Carvalho, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Bacharelado em Sociologia; graduação em Pedagogia; mestrando em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, na linha de pesquisa Formação do Formador, do programa de mestrado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Rosalia Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, Universidade de São Paulo (USP); docente e pesquisadora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS-SP), na linha de pesquisa Formação do Formador.

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Publicado
2022-11-18
Como Citar
Carvalho, D. F. de, & Prados, R. M. N. (2022). EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO PCD. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(2), 16 - 26. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i2.727