Comunicação Pública online
Um olhar a partir das prefeituras da microrregião de Varginha-MG
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v26i1.815Palavras-chave:
administração pública, comunicação pública, plataformas de mídia socialResumo
As plataformas de mídia social têm sido utilizadas pelos mais diversos setores da administração pública como canais de comunicação com a sociedade. Este artigo tem como objetivo analisar, em 16 prefeituras da microrregião de Varginha-MG, a estrutura dos setores de comunicação, o perfil dos profissionais que atuam nessas áreas e os recursos financeiros destinados para investimento nas plataformas de mídia social Facebook e Instagram. Os dados foram obtidos por meio dos Portais de Transparência, além da coleta e análise de 6.203 posts. Constatou-se que a estrutura da área é, em maior parte, composta por servidores comissionados com formação em jornalismo e pode ser considerada insuficiente para atender às demandas crescentes. Em duas prefeituras há publicações oficiais nas plataformas de mídia social, mas não há institucionalizado um setor de comunicação nem profissionais especificamente para a área.
Referências
ALBUQUERQUE, Allana. Desafios gerenciais, legislativos e estratégicos dos departamentos de comunicação social no setor público brasileiro. In: MAINIERI, Tiago; MEDEIROS, Magno (org.). Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. 357 p.
ALBUQUERQUE, Allana. Gestão Infocomunicacional do Sistema de Comunicação Social do Ministério Público Federal Brasileiro. 2023. Tese (Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal, 2023.
AMORIM, Paula K. D. F. Democracia e internet: a transparência de gestão nos portais eletrônicos das capitais brasileiras. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 1-33.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no setor público brasileiro: TIC Governo Eletrônico 2021. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20220725170710/tic_
governo_eletronico_2021_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem anos de assessoria de imprensa. In: Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2011. p. 3–21.
HOOTSUITE. Digital 2023 Brazil Report. 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil. Acesso em: 20 jun. 2023.
LEMOS, Cláudia. Prefácio. In: MAINIERI, Tiago; MEDEIROS, Magno (org.). Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 53-68. Disponível em: https://abcpublica.org.br/biblioteca/comunicacao-publica-e-cidadania-conceitos-desafios-e-enfrentamentos/. Acesso em: 01 nov. 2022.
LÜCHMANN, Lígia Helena Hahn. Interfaces das interfaces socioestatais: ouvidorias, conselhos gestores e Facebooks governamentais. Revista de Sociologia e Política, [S. l.], 2020. v. 28, n. 74. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-987320287405. Acesso em: 20 abr. 2022.
MEDEIROS, Armando Medeiros; CHIRNEV, Lilian. Guia de comunicação pública. Brasília: Associação Brasileira de Comunicação Pública, 2021.
MENDONCA, Ricardo Fabrino; AGGIO, Camilo. As metamorfoses da esfera pública ou a nova mudança da esfera pública. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 45., 2021, Campinas. Anais [...] Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2021.
MIOLA, Edna; MADURO, Maiara Carvalho Batista. COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE ESTADO EM XEQUE: a importância de um marco legal. In: ENCONTRO DA COMPOLÍTICA, 10., 2023, Fortaleza. Anais [...] Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2023.
PIRES, Roberto R. C.; VAZ, Alexander C. N. Para além da participação: interfaces socioestatais no governo federal. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 93, p. 61-91, 2014.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de conteúdo categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6542. Acesso em: 10 abr. 2022.
SENA, Kárita Emanuelle Ribeiro. 25 anos de comunicação pública no Brasil: uma discussão sobre avanços e retrocessos. In: MAINIERI, Tiago; MEDEIROS, Magno (org.). Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos. Goiânia: Cegraf UFG, 2022. p. 53-68. Disponível em: https://abcpublica.org.br/biblioteca/comunicacao-publica-e-cidadania-conceitos-desafios-e-enfrentamentos/. Acesso em: 01 nov. 2022.
TERRA, Carolina Frazon. Redes e mídias sociais: desafios e práticas no contexto das organizações. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. p. 255-268.
TORQUATO, Gaudêncio. Da gênese do jornalismo empresarial e das relações públicas à comunicação organizacional no Brasil. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos, volume 1 / Kunsch (org.) – São Paulo: Saraiva, 2009.
WEBER, Maria Helena. Nas redes de Comunicação Pública, as disputas possíveis de poder e visibilidade. In: WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer; LOCATELLI, Carlos (org.). Comunicação pública e política: pesquisa e práticas. Florianópolis: Insular, 2017.