Revista Interação

Políticas Editoriais/ Editorial Policies

Foco e escopo / Focus and Scope
Interação é um periódico semestral da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG), mantenedora do Grupo Educacional Unis, composto pelo Centro Unversitário do Sul de Minas, Faculdade Três Pontas, Faculdades Integradas Cataguases, Faculdade Pouso Alegre e Faculdade Unis-São Lourenço. disponível em versão eletrônica. Em 2019 foi inserido no conjunto de atividades do programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional.

O periódico tem como escopo os debates em torno das questões relacionadas à Gestão, à Formação e ao Desenvolvimento em níveis micro, meso e macro, considerando que a complexidade do contexto atual requer que as organizações e instituições – públicas e/ou privadas - se adaptem ao ambiente global, caracterizado por elevada competitividade, aceleração nos processos e dinâmicas tecnológicas, sociais e do conhecimento.

Interessa à revista compreender o desenvolvimento regional, considerando as dimensões econômica, social e política, a partir dos atores envolvidos, dos interesses sociais, das formas de cooperação e colaboração, potencializando a transformação do território e de suas comunidades.

Nesse sentido, são bem-vindas discussões sobre temas envolvendo serviços essenciais – como saúde, educação, transporte – e outros temas específicos sobre trabalho, tecnologia, indústria e agricultura.

Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol. Os artigos escritos em inglês ou espanhol devem conter o título, o resumo e as palavras-chave na língua portuguesa. Incentiva-se a submissão de artigos em inglês.

A revista Interação aceita artigos inéditos, os quais não podem ter sido publicados em outro veículo de divulgação (revista, livro etc.) e não podem ser simultaneamente submetidos em outro meio de divulgação científica ou de pesquisa.

Textos que constituam versões ampliadas de material previamente publicado em anais de congressos ou outros veículos deverão trazer esta informação na primeira página e caberá aos pareceristas "ad hoc" avaliarem se o aprofundamento no assunto é suficiente para que possam ser considerados originais. Essa informação evita que o trabalho seja sumariamente arquivado como “não inédito”.

A redação do texto resultante de pesquisa, em andamento ou já concluída, de caráter teórico ou teórico-empírico, deve apresentar estilo claro, conciso e objetivo destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados.


Políticas de seção / Section policies
Os artigos submetidos à revista Interação, em qualquer das seções descritas a seguir, serão indexados e avaliados por pares.

Editorial
Pesquisadores são convidados pelo Editor-Chefe da revista Interação a fazer um editorial sobre as temáticas abordadas pela revista.

Artigos
Textos originais de um estudo científico englobando produtos de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento na temática da revista.

Dossiê
Essa seção compreende artigos científicos submetidos em chamadas temáticas específicas. As chamadas específicas serão divulgadas na página da revista.

Resenhas
Seção destinada a divulgar e apresentar obras bibliográficas de modo a atualizar o público leitor sobre produções científicas recentes.

Especial
Seção que publicará números especiais comemorativos.

Ensaios
Nesta seção serão desenvolvidos textos de caráter crítico de enfoque original, sobre temas de interesse científico da revista.

Entrevistas
Entrevista com especialistas nas áreas de interesse da revista e de seu público leitor.


Periodicidade / Frequency
De publicação semestral, a revista Interação aceita submissões em fluxo contínuo, exceto para dossiês temáticos e números especiais que possuem calendário próprio.

A partir de 2019, os artigos aceitos para publicação estarão disponíveis na página da revista em publicação contínua até completar cada um dos números do volume. Cada volume ficará “em progresso” até completar o número de artigos de cada número da revista.


Processo de Avaliação pelos Pares / Review Process
A revista Interação trabalha com revisão por pares no sistema duplo-cego (double-blind review).

Inicialmente, todas as contribuições serão acessadas pelo Editor-Chefe e pela Comissão Editorial para avaliar:
- a pertinência dos artigos propostos ao escopo da revista.
- os aspectos da formatação do artigo, conforme o template disponível na página da revista (Clique aqui para baixar o template).
- o envio da “declaração de responsabilidade e conflito de interesses” assinada por todos os autores (arquivo em pdf), conforme modelo na página da revista (Clique aqui para baixar o modelo)

Caso haja alguma inconsistência, as submissões não serão avaliadas. Serão arquivadas e os autores serão informados para nova submissão nos moldes da revista.

Sendo adequados, os artigos submetidos serão imediatamente enviados para dois pareceristas com experiência e competência profissional. Os pareceres fundamentados serão considerados pelo Editor-Chefe para a decisão final sobre:
- Aceitar o manuscrito para publicação.
- Aceitar o manuscrito para publicação com alterações e correções.
- Rejeitar o manuscrito.

O Editor-Chefe solicitará aos pareceristas 30 dias para a resposta. Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os manuscritos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

Se o artigo for avaliado e modificações, correções ou complementações forem solicitadas, os autores terão o prazo de 20 dias corridos para o envio da nova versão do artigo. Em seguida será feita uma nova rodada de avaliação, sendo consultados os mesmos pareceristas da primeira rodada, que terão 30 dias para o envio do novo parecer. Caso haja divergências, um novo parecerista poderá ser consultado e terá 30 dias para emissão do parecer. Essa avaliação da nova versão não implica na aceitação do artigo pela revista.

Ao final de todas as rodadas de avaliação o Editor-Chefe é o responsável pela decisão final para aceitação ou rejeição dos artigos. (Clique aqui para baixar o processo de avaliação)

O artigo submetido para a publicação deverá observar a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Os artigos aceitos são preparados para a publicação e a versão final será enviada aos autores para ciência.

A partir de 2021, as submissões serão aceitas e encaminhadas para avaliação se houver um doutor entre os autores do trabalho a ser publicado.

O tamanho máximo de arquivo aceito pelo sistema da Revista Interação é de 2Mb. Os arquivos acima de 2Mb deverão separar as figuras do texto e enviá-las em arquivo separado. No texto deverá ter a indicação clara da localização das figuras.


Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.


Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. (Saiba mais).


Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation
A revista Interação está classificada como B3 na nova avaliação do Qualis-CAPES.

 

Indexadores / Indexing

       


Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Plagiarism Prevention
A revista Interação aceita apenas artigos originais, a fim de contribuir com a construção e disseminação do conhecimento da área de atuação da revista. A fim de contribuir com a prevenção de plágio e autoplágio, todos os artigos submetidos à revista são analisados pelo programa Plagius (Saiba mais).

Fontes de Apoio / Sponsors
Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - FEPESMIG

Contato / Contact
Para entrar em contato com a equipe editorial da revista Interação, encaminhe um e-mail para revistainteracao@unis.edu.br.