Avaliação em sala de aula como instrumento de exclusão e controle
Análise do processo na escola pública contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.33836/interacao.v26i2.904Palavras-chave:
Avaliação, Inclusão Social, Universalização da EducaçãoResumo
O presente artigo propõe compreender o papel da avaliação da aprendizagem em sala de aula, a partir de uma revisão de literatura acerca da temática da avaliação na escola contemporânea, fazendo uma retomada histórica desta escola e refletindo sobre o movimento dialético inclusão-exclusão que se dá ao longo do processo de escolarização das massas a partir da universalização da educação. Com efeito, a intenção é poder ajuizar se o referido papel da avaliação acontece deliberadamente como mecanismo de exclusão velada, atendendo à manutenção de um status quo conveniente aos interesses hegemônicos. Nesse cenário, é ponderado, também, sobre o papel do professor como parte e instrumento dessa gênese e, ainda, busca-se refletir em que medida pode contribuir para mudar este processo excludente.
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