Classroom assessment as an instrument of exclusion and control

Análise do processo na escola pública contemporânea

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33836/interacao.v26i2.904

Keywords:

Evaluation, Social Inclusion, Universalization of School

Abstract

This article proposes, based on a literature review on the theme of classroom assessment in contemporary schools, to make a historical review of this school in order to understand - reflecting on the inclusion-exclusion dialectic that occurs throughout the process of schooling of the masses based on the universalization of education - the role of assessing learning in the classroom. Based on this reflection, we intend to assess whether the aforementioned role of evaluation occurs as a veiled exclusion mechanism, serving the maintenance of a hegemonic status quo. It also intends to consider the role of the teacher, as a part and instrument that, as long as they are aware of these movements, can contribute to changing this possible exclusionary process.

Author Biographies

Amanda Oliveira Miranda, Universidade de Taubaté

Cursando Mestrado Profissional em Educação pela UNITAU- Universidade de Taubaté/ SP (2023-2024).Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FACONNECT- Faculdade Conectada de Conchas/SP (2021).Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER- Centro Universitário Internacional de Curitiba (2013), Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Vale do Paraíba (2006), onde participou do IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica com o artigo OS ESPAÇOS DE TENSÃO ENTRE RURAL E URBANO E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2016). Em 2011 ingressou como professora II- Língua Portuguesa na Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Desde 2016 atua como integrante da equipe gestora de escola do Ensino Fundamental. Atualmente exerce a função de diretora de escola de Ensino Fundamental onde trabalha na construção de uma gestão democrática e aberta, na busca de justiça social e equidade. Tem experiência na área de Educação, Inclusão e Gestão Escolar com ênfase em Educação . O seu principal interesse de estudo é voltado à gestão democrática escolar no cumprimento do Projeto Político Pedagógico, em busca de uma educação eficaz em aprendizagem e socialmente inclusiva para uma educação efetivamente transformadora.

Luciana Oliveira Rocha Magalhães, Universidade de Taubaté

Pós doutoranda no Programa de Educação: Psicologia da Educação -PUCSP (início 2022 - Bolsista CAPES - Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias - Processo n 88887.700340/2022-00). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano da UNITAU, Especialista em Educação Inclusiva e Gestão Escolar. Graduada em Direito e Pedagogia. É autora de trabalhos, pesquisadora e professora na área de Formação de Professores para Educação Inclusiva, Educação Especial-Inclusiva e Diversidade na perspectiva da Psicologia Sócio-histórica. Ministra disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, atuando também como palestrante e formadora de educadores. Atualmente é Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (MPE- UNITAU/ Linha 1- Inclusão e Diversidade Socio-cultural), atuando nas disciplinas e grupos de estudo nas áreas de "Educação Inclusiva e Diversidade", "Práticas de Educação Inclusiva", "Desenho Universal da Aprendizagem", "Psicologia Sócio-histórica" e "Pesquisa Colaborativa". Coordena grupos de estudo Sócio-histório e Pesquisa Colaborativa no MPE-UNITAU. Ministra aulas nas disciplinas "Contribuições de Vigotski para a Educação" e na disciplina "Projeto: Pesquisa-Trans-Formação" como parte do pós-doutorado junto à professora Wanda Aguiar da PUCSP É coeditora da Revista Psicologia da Educação PUC-SP. É formadora de professores no Instituto Federal de São Paulo (São José dos Campos). Tem experiência de 20 anos como gestora de escola social. Atua como conselheira e foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Taubaté. Pesquisadora no Projeto CNPq (Universal/2021: Pesquisa-Trans-Formação e a categoria Dimensão Subjetiva como recursos teórico-metodológicos para apreensão e transformação da realidade educacional); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GADS da PUCSP (Grupo Atividade Docente e Subjetividade); do GEDProf do MPE-UNITAU (Grupo Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias) e da ANPEPP no GT Método e categorias teóricas na pesquisa em Psicologia Sócio-histórica.

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Published

2024-08-16

How to Cite

Oliveira Miranda, A., & Magalhães, L. O. R. (2024). Classroom assessment as an instrument of exclusion and control: Análise do processo na escola pública contemporânea. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 26(2), 1–10. https://doi.org/10.33836/interacao.v26i2.904