COVID-19

reflexões, dificuldades e fragilidades

  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria http://orcid.org/0000-0002-5036-6823
  • Thiago Sousa de Oliveira Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: COVID-19, Ciência, Empreendedorismo

Resumo

Este trabalho discorre sobre reflexões, dificuldades e fragilidades ocasionadas pelo Coronavírus (COVID-19). Ao levar em conta as dificuldades atuais, a exemplo de inúmeras crises econômicas, sociais e ambientais, assim como a ressignificação e reestruturação no ambiente de trabalho e na forma de organização da sociedade, sobretudo com o impacto do COVID-19, o empreendedorismo é considerado uma alternativa para que a pessoa se insira no mundo do trabalho e possa tentar fazer a diferença no futuro, trazendo além de impactos econômicos, benefícios sociais e ambientais, com ética no desenvolvimento do negócio. A comunidade científica tem o papel de avaliar e investigar quais os impactos da pandemia para o futuro das relações humanas e dos negócios, procurando soluções para sistemas de gestão pública e sincronizando informações que possibilitem respostas rápidas e efetivas para a tomada de decisão. Os dados precisam ser rapidamente transformados em informações para que as decisões sejam precisas, eficazes e eficientes. A ciência pode não determinar situações de futuras pandemias, mas pode propor possibilidades de sua ocorrência e indicar mecanismos para mitigar seus efeitos. Que a ciência possa não só responder muitos desses questionamentos, mas que possa fazer com que medos e incertezas sejam transformados em fé e esperança.

Biografia do Autor

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Thiago Sousa de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Publicado
2021-07-15
Seção
Artigos