BLOCKCHAIN E INTERNET DAS COISAS
reflexões na ótica de profissionais e acadêmicos do campo de Tecnologia da Informação
Resumo
A Internet das Coisas (IoT) deve contar com 26 bilhões de unidades já em 2022 e terá impacto na forma como a cadeia de suprimentos das organizações funciona. Contudo, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente no domínio da segurança e confiabilidade dos dados trocados entre os dispositivos IoT. Discute-se que a tecnologia Blockchain pode ser utilizada para auxiliar na segurança da comunicação entre dispositivos IoT. Destarte, o objetivo do estudo foi analisar a percepção de profissionais e acadêmicos do campo da Tecnologia da Informação em relação ao uso das tecnologias Blockchain e IoT nas organizações. Este propósito foi conseguido mediante uma abordagem qualitativa e lógica indutiva realizada por meio do método Delphi. Os dados foram analisados segundo as técnicas de Análise de Conteúdo e Lexical. As análises permitiram observar que a tecnologia IoT deve direcionar a automatização processual nas organizações e influenciar na redução de custos operacionais à medida que otimizam a produção. De outra forma, uma maior automatização de processos e geração de dados em formato digital infere maiores níveis de segurança nas comunicações e transações eletrônicas.
Copyright (c) 2022 Textos para Discussão - ISSN 2447-8210

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Política de Acesso Livre / Open Access
A revista Interação segue a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo, pois parte-se do pressuposto de que disponibilizar gratuitamente a produção científica ao público contribui com a democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento / Archiving
Esta revista utiliza o sistema OJS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.