O CONCEITO DE GOVERNANÇA E A GOVERNANÇA CORPORATIVA

Palavras-chave: Governança, Gestão, Mecanismo de governança, Governança Corporativa, Teoria da Governança Corporativa

Resumo

Este trabalho discute o conceito de governança, suas variadas aplicações e aprofunda as reflexões sobre a governança corporativa e suas principais teorias. Como principais contribuições para a academia, o estudo define e caracteriza os mecanismos de governança (relacional, normativo, estrutural e decisório) e seus contextos internos e externos. Nesse sentido é possível que alunos, professores e pesquisadores compreendam o lócus de aplicação do conceito de governança e os elementos que envolvem esse fenômeno. Ademais, a amplitude do conceito e a sua aplicação nas mais diferentes áreas do conhecimento possibilita que diferentes linhas de reflexão sejam desenvolvidas. Desde a governança de um elemento de nível mundial como a Internet até um fenômeno de nível micro nas organizações como a governança dos dados, ambos possuirão os mesmos elementos estruturantes, mas com mecanismos e elementos internos e externos distintos. Como contribuição para a prática, o estudo pode permitir que gestores compreendam e reflitam sobre confusões conceituais que permeiam os ambientes organizacionais.

Biografia do Autor

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS.

Nilton dos Santos Portugal, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

 Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu (Mestrado em Desenvolvimento Regional) do Centro Universitário do Sul de Minas. 

Luiz Carlos Vieira Guedes, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Doutorado em Educação pela UNIMEP(2016).  Atualmente está como vice reitor do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Orgânicos. Professor nos cursos de Engenharia e Mestrado do Grupo Unis.

Publicado
2022-03-15
Seção
Artigos