SEGURANÇA E EFICIÊNCIA NA MUSCULAÇÃO

  • Adilio Veloso de Lima Centro Universitário do Sul de Minas
  • Bianca Freitas Rocha Macário Centro Universitário do Sul de Minas
  • Márcia Ribeiro Moysés Centro Universitário do Sul de Minas
Palavras-chave: Musculação, Segurança, Lesões na musculação.

Resumo

Este trabalho descreve a segurança e eficiência na musculação. Tal abordagem se faz necessária devido ao fato de que a musculação ainda é praticada de maneira inadequada podendo provocar lesões a curto, médio e longo prazo, e ainda não atingir o resultado esperado pelo praticante. Dessa forma, o objetivo deste estudo se concentra em identificar os fatores que podem levar a musculação a ser praticada de uma maneira segura e eficiente, além de evidenciar a relação entre a prevenção de lesões e a utilização da técnica adequada por meio da conexão neural e controle motor, e ainda explicitar os métodos de intensificação para uma musculação eficiente. Este propósito será conseguido através de uma revisão bibliográfica a partir de consulta em livros e artigos científicos (PUBMED, SCIELO e Google Acadêmico), sendo de caráter descritivo e abordagem qualitativa. A pesquisa demonstrou que a técnica de execução do exercício de musculação, aliada a uma consciência corporal e controle motor durante a contração muscular, reduz o risco de lesões articulares. E que associado à utilização das variáveis dos métodos de intensificação durante os treinos de musculação poderá contribuir para atingir o resultado esperado pelo praticante, possibilitando uma musculação segura e eficiente.

Biografia do Autor

Adilio Veloso de Lima, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Educação Física Bacharelado Grupo Unis. Atleta de Fisiculturismo. Campeão Brasileiro Overall pela IFBB. Criador do Método Músculo Alvo.

Bianca Freitas Rocha Macário, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduada em Educação física pelo Grupo Unis. Pós graduada em Metodologias Ativas. Nutrição Esportiva e Estética. Coordenadora de Curso Educação física Grupo Unis

Márcia Ribeiro Moysés, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduada em Educação Física Grupo Unis. Pós graduação em Gestão em Saúde Treinamento Desportivo, Musculação e Personal.

Publicado
2024-04-10
Seção
Artigos