MARKETING DE LUGARES: UM ESTUDO DE CASO NO CIRCUITO TURÍSTICO PICO DA BANDEIRA

  • Samara Fernandes Miranda
  • Marizete Teixeira de Souza Ferraz
  • Altamiro Lacerda de Almeida Junior UNIS-MG
  • Tarcísio Mendel Almeida
  • Karin Gissella Escobar Vázquez
Palavras-chave: Turismo, Marketing, Martketing de Lugares, Circuito Turístico

Resumo

A atividade turística, quando bem explorada por uma localidade, pode tornar-se um potencial valioso para o desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental. Para incentivar o turismo, atrair turistas e investidores, as localidades podem implementar ações de marketing apoiadas por estratégias de marketing locais. Assim, tanto o Governo Federal quanto o Governo do Estado de Minas Gerais têm implementado políticas de turismo que visam à regionalização. Em Minas Gerais, os municípios da mesma região, que possuem afinidades culturais, sociais e econômicas, encontram-se em associações denominadas Circuitos Turísticos. Um dos objetivos dos Circuitos é organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável. Este estudo mostra e analisa as ações de mercado desenvolvidas pelo Circuito Pico da Bandeira, localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. O estudo, caracterizado como um estudo de caso, foi utilizado para alcançar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e uma análise de conteúdo. Verifica-se que, no final deste estudo, existe a necessidade de estabelecer um plano de marketing para maximizar os resultados de todos e assim consolidar todo o potencial turístico dos membros do Circuito. O estudo justifica-se por contribuir com a literatura sobre o tema para além de possibilitar uma reflexão sobre as ações desenvolvidas pelo Circuito Pico da Bandeira.

Publicado
2019-08-26
Seção
Artigos